Produtos vendidos online e em redes sociais prometiam medir glicose, oxigênio e batimentos cardíacos sem comprovação científica e representam risco à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e o uso de alguns medidores de glicose que prometiam funcionar sem o uso de agulha. Os dispositivos eram divulgados como capazes de medir glicose, oxigênio e até a atividade cardíaca apenas com o uso de um anel, sem necessidade de coletar sangue, mas não possuem comprovação científica.
A decisão impede a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e utilização dos produtos: Anel para Acupressão Glucomax, Glicomax, Glucomax e Glucomax Pro. Nenhum deles tem registro sanitário válido.
Segundo a Anvisa, esses dispositivos estavam sendo anunciados em sites de compras e nas redes sociais, muitas vezes com imagens de pessoas famosas, em tentativas de enganar consumidores.
Produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança ou eficácia e podem representar sérios riscos à saúde. A orientação é que a população não utilize esses dispositivos e denuncie casos de venda irregular à Anvisa, pela Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.