Terça-feira, 01 de julho de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
13/05/2025 14h52

“A população será atendida, mas com tempo maior de espera”, alerta diretor do Hospital Santa Teresinha

Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e a lotação das UTIs e enfermarias, unidade hospitalar de Braço do Norte reforça pedido para que população busque o Pronto-Socorro apenas em casos graves

Diogo de Souza / Portal Hora Hiper

Com a chegada do outono e a queda nas temperaturas, o Pronto-Socorro do Hospital Santa Teresinha (HST), em Braço do Norte, enfrenta um cenário crítico de superlotação, principalmente devido ao crescimento expressivo dos casos de síndromes respiratórias. A direção da unidade alerta que o número de atendimentos aumentou de forma significativa nos últimos dias, impactando diretamente no tempo de espera e na capacidade de internação.

Segundo o diretor técnico do hospital, Dr. Marcelo Brum Vinhas, a situação tem exigido esforços extras da equipe de saúde. “Estamos enfrentando um aumento expressivo na procura pelo Pronto-Socorro nas últimas semanas. O Estado já emitiu alerta sobre o crescimento dos casos de síndromes respiratórias, o que reflete diretamente aqui. As UTIs estão lotadas, as enfermarias cheias e há muitas pessoas buscando atendimento hospitalar. Por isso, reforçamos: o Pronto-Socorro deve ser procurado apenas em casos graves. Situações menos urgentes devem ser encaminhadas às unidades básicas ou à policlínica, evitando o risco de exposição e infecção por essas doenças respiratórias”, orientou.

Dr. Marcelo também destacou que a maior parte dos atendimentos está relacionada a quadros de influenza A e que os momentos de pico ocorrem com mais frequência às segundas-feiras e em determinados horários do dia. “Nessa época do ano é esperado um aumento na demanda, mas temos observado um número acima do normal, especialmente relacionado à influenza A. O hospital tem enfrentado picos de atendimento, sobretudo no início da semana. Ainda não temos previsão de quando essa alta demanda irá diminuir. Estamos nos organizando com a inclusão de mais profissionais e até mesmo colocando alguns de sobreaviso para garantir o atendimento à população”, acrescentou.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para lidar com o aumento da demanda, o HST reforçou a equipe médica com a adição de um profissional extra. Além disso, a unidade precisou transferir pacientes para outros hospitais da região devido à indisponibilidade de leitos para internação nas últimas semanas. “Nas últimas semanas, em alguns momentos, não tivemos vagas para internação. Precisamos solicitar apoio a hospitais vizinhos, que nos ajudaram atendendo parte dessa demanda. O que eu quero deixar claro é que todos serão atendidos, mas pode haver uma espera maior do que o habitual”, completou o diretor técnico.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J  


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.