Presidente dos EUA cita julgamento de Bolsonaro e acusa Brasil de comércio injusto e ataques à liberdade de expressão
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (9) informando a imposição de um tarifaço de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos EUA. A medida entra em vigor a partir de 1º de agosto e, segundo Trump, é uma resposta ao que classificou como “relações comerciais injustas” e “ataques à liberdade de expressão”.
Na carta, Trump também faz duras críticas ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF), chamando o processo de “caça às bruxas” e “vergonha internacional”. Ele cita ainda ordens judiciais brasileiras contra apoiadores de Bolsonaro que vivem nos Estados Unidos como justificativa adicional para o aumento das tarifas.
O presidente americano afirma que, além do novo imposto, qualquer retaliação brasileira será somada à alíquota já imposta. “Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos”, escreveu.
A carta vem na esteira de críticas recentes trocadas entre Trump e Lula durante a realização da cúpula do Brics, no Rio de Janeiro. Trump havia ameaçado o bloco com sanções comerciais e, no caso do Brasil, a promessa se concretizou.
Mesmo com a justificativa de déficit comercial, dados oficiais mostram que os Estados Unidos têm atualmente superávit de US$ 200 milhões na balança com o Brasil. O comércio bilateral gira em torno de US$ 80 bilhões por ano.
Até o momento, o governo brasileiro não respondeu oficialmente ao conteúdo da carta.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.