Em vídeo divulgado nas redes sociais, Claudir Bitencourt afirma que vereadora Heloisa Cardoso pediu cargos comissionados em troca de apoio
Foto: Reprodução Vídeo
O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt (PL), divulgou um vídeo nesta segunda-feira (27) afirmando ter sido alvo de uma tentativa de chantagem política. Segundo ele, a vereadora Heloísa Cardoso (MDB) teria exigido cargos comissionados, incluindo o de médico responsável técnico do município, que seria ocupado pelo marido dela, em troca de apoio político à administração.
No vídeo, Claudir declarou que o caso foi registrado em cartório, e que as ameaças e retaliações começaram após ele se recusar a atender o pedido. “Diante da minha recusa em atender este absurdo, vieram as ameaças, as retaliações e até as CEIs forjadas. Tudo para tentar destabilizar o nosso governo, que não se curva a interesses pessoais”, afirmou o prefeito.
A declaração do prefeito ocorre poucos dias depois de uma decisão judicial envolvendo o Legislativo do município. Na última semana, a Justiça de Santa Catarina concedeu uma liminar favorável aos vereadores, Fernando Oliveira (PSDB), Cariny Figueiredo (Republicanos), Aurimar da Silva, (Republicanos) e Heloísa Cardoso (MDB), determinando que o presidente da Câmara, Marcelo Muraro, instalasse imediatamente a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar possíveis irregularidades na atual gestão do Executivo.
De acordo com a decisão da juíza Flávia Olegário de Carvalho, o pedido de abertura da CEI já contava com o apoio mínimo exigido por lei e não deveria ter sido submetido à votação em plenário, prática considerada ilegal. A magistrada ressaltou que o direito da minoria parlamentar deve ser preservado, garantindo o poder de fiscalização do Legislativo.
A equipe de reportagem Hora Hiper entrou em contato com a assessoria da vereadora Heloísa, que informou que em breve deve se pronunciar sobre o caso.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.