De acordo com o boletim médico divulgado nesta madrugada, Lula sofreu a hemorragia como consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro
Na madrugada desta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi realizado para a drenagem de um hematoma intracraniano, identificado após exames de imagem realizados em Brasília, onde o presidente começou a sentir fortes dores de cabeça na noite anterior.
De acordo com o boletim médico divulgado às 3h20, Lula sofreu a hemorragia como consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando caiu e bateu a região da nuca. A cirurgia, que incluiu uma craniotomia, foi concluída sem intercorrências, e o presidente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece estável e sob monitoramento.
A equipe médica responsável pelo tratamento é liderada pelos especialistas Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Uma nova atualização sobre o estado de saúde de Lula será feita em entrevista coletiva às 9h desta terça-feira.
Histórico médico
O acidente doméstico ocorrido em outubro levou Lula a receber cinco pontos na cabeça e realizar exames de imagem na época. Apesar de minimizado pelo próprio presidente como "uma bobagem", o episódio resultou em restrições de viagens e cuidados médicos posteriores.
Além disso, Lula, que tem 79 anos, passou por uma cirurgia de artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023. Na ocasião, o presidente substituiu a cartilagem desgastada do quadril por uma prótese e, recentemente, passou por exames de revisão, sem complicações relatadas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J