Decisão atinge produtores e mercado; pasta ambiental diz que lista teria caráter preventivo e não proibição imediata
Foto: Reprodução
O governo federal suspendeu temporariamente a elaboração da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) que previa classificar a tilápia como espécie exótica invasora. A medida foi anunciada nesta quinta‑feira (4), após forte reação de produtores, entidades do setor e parlamentares, que alertaram sobre os impactos à cadeia produtiva da aquicultura.
A proposta original de incluir a tilápia na lista partiu do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que apontava risco ambiental pela possibilidade de a espécie exótica, originária da bacia do Rio Nilo, se espalhar para rios fora de ambientes controlados, ameaçando biodiversidade local.
Contudo, o governo enfatizou que a suspensão não significa proibição do cultivo nem fim da atividade, mas o adiamento da decisão e abertura de diálogo técnico com os setores afetados.
Para representantes do agronegócio e da piscicultura, a classificação como invasora representava risco de aumento de custos, insegurança jurídica e restrições à produção, comércio e exportação. O receio era que regras mais rígidas e burocráticas inviabilizassem a produção em pequena e grande escala.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.