Após série de polêmicas envolvendo a deputada Júlia Zanatta, prefeito de Laguna confirma retorno ao partido
O prefeito de Laguna, Preto Crippa, anunciou nesta quinta-feira, 23, sua decisão de se desfiliar do Partido Liberal (PL) e migrar para o Republicanos, marcando um reposicionamento político que, segundo ele, fortalece o projeto para a cidade e para a região.
Através das redes sociais, o prefeito afirmou ter recebido convites para ingressar em outras siglas, como o União Brasil, mas optou pelo Republicanos, partido ao qual já foi filiado em 2007, quando ainda era PRB, e pelo qual disputou sua primeira eleição em 2008. A cerimônia oficial de filiação está prevista para esta sexta-feira, 24, na sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Preto relatou que conversou com o governador Jorginho Mello antes de tomar a decisão e afirmou que não havia motivos para deixar o PL. No entanto, a mudança ocorre pouco tempo depois de um período de tensão entre o prefeito e alguns parlamentares, em especial a deputada federal Júlia Zanatta, com quem trocou críticas e acusações públicas.
A deputada, que também integra o PL, chegou a anunciar o pedido de expulsão do prefeito da legenda após ele nomear filiados a partidos de esquerda para cargos comissionados na Prefeitura de Laguna. Por outro lado, Crippa cobrou uma atuação mais efetiva da parlamentar na destinação de recursos para o município, o que acirrou ainda mais o clima interno.
Na publicação em que anunciou o retorno ao Republicanos, Crippa destacou que repensou sua decisão ao observar os movimentos da deputada Geovania de Sá e da prefeita de Lages, Carmen Zanotto. Segundo ele, “na matemática da política há subtrações que favorecem o resultado logo ali na frente”.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.