Propostas voltadas à educação e aos direitos das mulheres foram votadas
Foi realizada, na noite desta segunda-feira, 20, a primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Braço do Norte. O público lotou o plenário para acompanhar os assuntos debatidos. O ato contou com a presença do prefeito Lauro Boeing Junior, o Laurinho, além de secretários e integrantes do poder executivo.
Uma das matérias votadas, inclusive com requerimento de urgência, foi o Projeto de Lei Complementar 0001/2025, de autoria do poder executivo, destinado à área da educação. De acordo com a presidente do legislativo, Pamelys de Barros, a modificação aprovada oferece mais clareza ao cidadão. "Trata-se de uma pequena alteração na lei que estipulava que somente servidoras efetivas poderiam ser nomeadas diretoras de creche ou escolas. A alteração passa a considerar que servidoras comissionadas também possam ser nomeadas", comentou.
A Procuradoria Especial da Mulher, criada em 2022 e voltada para políticas de proteção e apoio a mulheres vítimas de violência, foi destacada na sessão. "Eu e a vereadora Renata estamos engajadas em levantar a voz da mulher. Esta procuradoria é o local onde as mulheres podem trazer as demandas mais delicadas para receber o suporte necessário. Estamos buscando parcerias, desde a OAB até com instituições que ofereçam capacitação profissional, para que a mulher possa ter um recomeço e se sinta forte e segura", destacou Pamelys.
Vídeo polêmico
No dia 1º de janeiro, durante o evento de posse do prefeito e dos vereadores, parte do discurso de Pamelys foi parar nas redes sociais, gerando repercussão sobre o tema. A vereadora explicou que o trecho foi tirado de contexto e não passava de uma brincadeira. "Eu nem sabia que tinha gerado esse efeito todo, mas acredito que foi um trecho em que me dirigi ao prefeito Laurinho, dizendo que não gostaria que ele tivesse ganhado, em tom de brincadeira, sendo tirado de contexto. Antes mesmo, falei coisas admiráveis a ele, até porque já temos convivência pelo fato de exercermos a mesma profissão", finalizou.
Problemas com inundação
As chuvas do último fim de semana causaram problemas de infiltração na sede do poder legislativo, porém, de acordo com Pamelys, isso não interferiu no andamento da sessão.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J