Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Buscar
Fechar [x]
POLÍTICA
22/07/2025 19h32

Bolsonaro nega ter descumprido proibição de uso de redes sociais

Defesa diz que ex-presidente não controla postagens de terceiros

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (22) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ele não descumpriu a medida cautelar que proíbe o uso de redes sociais, incluindo postagens feitas por perfis de terceiros.



A manifestação foi apresentada após o ministro determinar, na segunda-feira (21), que Bolsonaro explicasse, em até 24 horas, possíveis violações da medida. O eventual descumprimento pode levar à decretação de prisão preventiva.



Na tarde de segunda, Bolsonaro esteve na Câmara dos Deputados, onde deu entrevista e exibiu a tornozeleira eletrônica. As imagens foram publicadas em perfis de redes sociais e também pela imprensa. O uso do equipamento faz parte de outra medida cautelar imposta pelo Supremo na semana passada.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na petição, os advogados afirmam que Bolsonaro não tem controle sobre postagens realizadas por terceiros e pedem que Moraes esclareça se a decisão também abrange a concessão de entrevistas.



“Desta forma, ao tempo que refuta veementemente qualquer descumprimento, o ora embargante, a fim de que não haja qualquer equívoco na compreensão da extensão pretendida pela medida cautelar imposta, por meio dos presentes embargos, requer que a decisão seja esclarecida, a fim de precisar os exatos termos da proibição de utilização de mídias sociais, esclarecendo, ademais, se a proibição envolve a concessão de entrevistas”, diz a defesa.



As medidas cautelares foram determinadas na última sexta-feira (18), no inquérito que investiga a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, em articulações com aliados do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O objetivo, segundo a investigação, seria promover retaliações contra o governo brasileiro e ministros do STF, além de tentar impedir o andamento da ação penal relacionada à tentativa de golpe.



Entre as restrições impostas a Jair Bolsonaro estão:





  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;




  • Recolhimento domiciliar noturno das 19h às 6h, de segunda a sexta, e integral nos fins de semana e feriados;




  • Proibição de acesso e aproximação de embaixadas e consulados estrangeiros;




  • Proibição de contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras;




  • Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros;




  • Proibição de manter contato com Eduardo Bolsonaro e outros investigados nos quatro núcleos da suposta trama golpista.





 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.