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POLÍTICA
22/10/2025 10h15
Por: Redação

Audiência em Brasília reforça pressão por solução no Morro dos Cavalos

Encontro cobrou definição urgente sobre a obra do túnel no trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul

Foto: Reprodução

O trecho do Morro dos Cavalos, um dos pontos mais críticos da BR-101 Sul, foi o centro de uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro reuniu parlamentares, representantes do Ministério dos Transportes, da ANTT, das concessionárias Arteris e Motiva, além do Tribunal de Contas da União (TCU), para discutir o impasse sobre quem será responsável pela execução das obras do túnel e das intervenções necessárias para reduzir acidentes e congestionamentos.



Viviane Esse, representante do Ministério dos Transportes, destacou que o trecho está sob concessão e qualquer decisão deve respeitar os contratos em vigor. “Precisamos da concordância da ANTT e das concessionárias envolvidas”, explicou.



A lentidão do processo foi duramente criticada pelos representantes catarinenses. O deputado federal Luis Fernando Vampiro expressou frustração com a falta de avanços concretos e cobrou um posicionamento claro do governo. “Não adianta falar de outros trechos, já tivemos acidentes, congestionamentos e pontos de risco. Queremos saber a quem recorrer para que a obra saia do papel e seja rápida. Hoje eu saio daqui pior do que quando eu entrei”, afirmou.



O vereador Aldinei Potelecki, relator da Comissão do Morro dos Cavalos, reforçou o impacto econômico da demora. “Já passou da hora de entregar uma solução. Toda a produção do sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul depende desse trecho. A interdição do Morro dos Cavalos colapsa o sistema econômico”, declarou, entregando simbolicamente um relógio à representante do Ministério dos Transportes como alerta pela demora.


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Durante o debate, foram apresentadas três possibilidades para a execução da obra: inclusão no contrato da Arteris, transferência à Motiva ou realização direta pelo DNIT. “Estamos analisando custos, impacto tarifário e riscos ambientais. Precisamos desses dados para apresentar soluções concretas”, afirmou Viviane.



O IBAMA também ressaltou a importância do alinhamento entre ANTT, concessionárias e órgãos ambientais, garantindo que o licenciamento acompanhe as definições técnicas do projeto. O órgão afirmou que a licença existente é um ponto favorável, desde que atualizada conforme o projeto definitivo.



Ao final da audiência, ficou acordado um prazo de sete dias para que o Ministério dos Transportes apresente um cronograma detalhado, em conjunto com a ANTT e as concessionárias. Somente após a entrega do documento a frente parlamentar definirá os próximos passos. “Nada será tratado antes do cronograma. Quando tivermos as informações, vamos reunir a frente parlamentar e definir as ações. O Morro dos Cavalos precisa de solução agora”, concluiu o deputado Vampiro.



 



 



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Fonte: Redação com informações 4oito
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