Engenheiro e grande incentivador da música e do carnaval da cidade, Ribeiro faleceu aos 88 anos
Agora Laguna
O engenheiro Sidnei Soccas Ribeiro, presidente benemérito da Sociedade Musical União dos Artistas, faleceu na noite de terça-feira (16), aos 88 anos, em Tubarão, onde estava internado há alguns dias. Segundo o portal Agora Laguna, Ribeiro nasceu em Laguna em 16 de abril de 1937, era filho de Cid Schmitz Ribeiro e Marcília Soccas Ribeiro e formado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ribeiro teve uma carreira profissional sólida, atuando em empresas como Próspera, Carbonífera Metropolitana e Carbonífera Treviso. Em 1986, integrou a diretoria da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb), no Rio de Janeiro, antes de retornar a Santa Catarina, onde se aposentou e voltou a residir em Laguna.
Além da trajetória profissional, Sidnei Soccas Ribeiro teve grande participação na vida cultural da cidade. Segundo o jornalista Valmir Guedes Júnior, autor do livro Sociedade Musical União dos Artistas, atravessando os séculos, ele foi um dos nomes mais atuantes nas últimas gestões da banda, contribuindo com sugestões e apoio financeiro. Ribeiro também foi fundador, junto com o pai, do bloco Duçula, ativo nos carnavais das décadas de 1970 e 1980, e um dos sócios que criaram o Clube dos Cem, atual Laguna Praia Clube, cujo complexo esportivo leva seu nome, assim como a sala de ensaios da União dos Artistas.
O sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos, no Centro de Laguna. Ribeiro deixa um legado marcante na música, no carnaval e no desenvolvimento social da cidade.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.