Sábado, 18 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
INOVAÇÃO
05/11/2020 10h00

Em Brasília, governadora faz parceria para projetos de prevenção aos desastres naturais e ensino da Ciência e Tecnologia nas escolas

Segundo a governadora, essa união de esforços e harmonia com o Governo Federal é fundamental para garantir o desenvolvimento de Santa Catarina

A governadora Daniela Reinehr esteve com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, nesta quarta-feira, 4, em Brasília, para acompanhar a evolução do projeto de criação e fabricação de 13 nanossatélites, chamados de Constelação Catarina. O objetivo é que equipamentos ajudem na prevenção de desastres naturais e no aprimoramento do processo de agricultura de precisão. Além disso, a governadora anunciou um novo programa em parceria com o Ministério para levar práticas de Ciência e Tecnologia para as escolas.


Segundo a governadora, essa união de esforços e harmonia com o Governo Federal é fundamental para garantir o desenvolvimento de Santa Catarina. "Nós já somos conhecidos como um Estado tecnológico e inovador. O nosso povo é unido e supera expectativas e cria oportunidades a todo tempo. Por isso, não poderíamos ficar de fora de mais essa iniciativa que vai colocar a ciência e a tecnologia em ascensão e gerar mais segurança e oportunidades para todos", disse.


O ministro reconheceu o trabalho de Santa Catarina. "Essa iniciativa impacta positivamente na qualidade de vida das pessoas, o que é essencial na nossa missão", afirmou Pontes.


Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, o projeto de nanossatélites é fundamental para colocar o Brasil em outro patamar de evolução. "Em locais que sofrem com eventos extremos, como é o caso de Santa Catarina, é preciso coletar informações para ajudar em estratégias e tomada de decisões ao longo do tempo. Esse é o objetivo do da constelação, que deve apoiar o Estado e todo o Brasil", comentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa é da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, que tem o objetivo de fortalecer, desenvolver e defender os interesses do setor espacial no âmbito do território nacional. "Santa Catarina tem toda a capacidade necessária para construir esse projeto e entregar resultados positivos para o Brasil", disse o deputado federal Daniel Freitas, que é presidente do projeto.


Ciência e tecnologia nas escolas catarinenses

O projeto para levar às salas de aula do estado o ensino de Ciência e Tecnologia também esteve na pauta do encontro. "A nossa proposta é que a Secretaria de Estado da Educação seja parceira do Ministério para expandir a ciência e inovação em nosso Estado e garantir que os estudantes tenham acesso a esse conhecimento desde a base. O futuro de Santa Catarina será ainda mais promissor com esse projeto", enfatizou Daniela Reinehr.


A secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, será uma das responsáveis por incentivar o projeto no Estado. "Essa iniciativa é excelente para todos. Estamos disponíveis e comprometidos com o desenvolvimento de Santa Catarina. Tenho certeza de que o projeto vai melhorar a vida de muitos estudantes catarinenses e oferecer expectativas ainda melhores para o Estado que já é referência no assunto e caminha mais uma vez nesse processo de promoção e popularização da Ciência", disse Christiane.


Estiveram na reunião o Leônidas Medeiros, secretário executivo do MCTI e Ricardo Miranda, chefe da Casa Civil de Santa Catarina. Daniela Reinehr ainda se encontrou nessa quarta-feira com o presidente Jair Bolsonaro que virá nessa sexta-feira ao estado.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.