Evento será realizado nesta segunda-feira (24), no Auditório da Amurel
Acontece hoje (24) o XVI Seminário da Enchente de 1974, reunindo autoridades e especialistas no Auditório da Amurel, em Tubarão. Com o tema “Memória, prevenção e reação eficientes”, o evento marca os 51 anos da tragédia que assolou a região e reforça a importância de estratégias para minimizar os impactos de novas cheias.
A programação tem início às 8h30, com a participação do secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, que abordará o histórico das inundações do Rio Tubarão e a atualização do Plano de Contingência do município. Em seguida, o engenheiro Claudemir Souza dos Santos, coordenador da Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Contenção de Cheias, apresentará a situação dos projetos em andamento.
Outro destaque será a fala do presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, sobre medidas que os municípios podem adotar para reduzir os efeitos das cheias e melhorar a qualidade das águas. Também será apresentado o Projeto Amurel Conectada, com Celso Heidemann e Gilsoni Lunardi Albino.
O evento encerra com a reinauguração do monumento em alusão às obras de dragagem e retificação do Rio Tubarão, na Praça Orlando Francalacci. Realizado anualmente em março, o seminário é promovido pelo Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, em parceria com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Tubarão, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil e a AREA-TB, com apoio da Regional da Amurel da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J