Penacho destaca importância da piscicultura para a economia regional e defende mobilização contra proposta da Conabio
Divulgação Portal Hora Hiper
Na manhã desta terça-feira (18), o vice-prefeito de Armazém, Guilherme José Heerdt Corrêa, o Penacho, participou de entrevista ao jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, para comentar a proposta de inclusão da tilápia na lista nacional de espécies exóticas invasoras. A discussão, que está em análise pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), preocupa o setor produtivo, especialmente em Santa Catarina, onde a cadeia da tilápia é consolidada e tem forte impacto econômico.
Penacho destacou que a piscicultura deixou de ser apenas uma atividade complementar e se tornou a principal fonte de renda de muitas famílias. Ele lembrou que cerca de um terço da produção catarinense está concentrada na região da Amurel, que abriga a maior parte dos dez maiores produtores do estado. A cadeia envolve desde fábricas de ração e produção de alevinos até frigoríficos e pesque-pagues.
Para o vice-prefeito, a possível classificação pode gerar impactos significativos na economia local. Ele informou que oito associações de piscicultores da região estão unidas no debate, com apoio da Assembleia Legislativa, da Secretaria da Pesca e de outros órgãos. Uma audiência pública está sendo organizada para ocorrer até o fim de novembro, em Florianópolis, com encaminhamentos previstos também para Brasília.
Penacho ainda falou sobre as obras em andamento no município. Segundo ele, foram R$ 40 milhões investidos na gestão anterior e R$ 18 milhões apenas neste ano. Entre os programas em destaque está o Pavimenta Agro, que prevê 6 km de pavimentação no Morro do Boi, 2 km em Santa Terezinha e, na comunidade de Bom Jesus, além do asfalto, a construção de uma ponte. Sobre o cenário político, confirmou que colocou seu nome à disposição como pré-candidato a deputado estadual pelo PL e segue em diálogo com lideranças do partido.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.