Sábado, 22 de fevereiro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
27/10/2024 11h38

Verão em SC será marcado por altas temperaturas e chuva dentro da média

Os dias mais quentes serão nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A previsão da Epagri/Ciram para os meses de novembro, dezembro e janeiro em Santa Catarina é de temperatura acima da média climatológica em SC. Os dias mais quentes serão nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.



De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima, ainda podem ocorrer episódios isolados de frio, com temperatura próxima e abaixo de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Em dezembro e janeiro serão mais frequentes períodos quentes, com dias consecutivos de temperatura máxima acima de 30°C.



Chuva



Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz, a previsão para o trimestre é de chuva próxima da média climatológica em SC. “A chuva deve ser irregular, associada à convecção ou aquecimento da tarde, e em algumas localidades os totais podem superar a média. No período devem ocorrer eventos de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica, granizo e ventania”, diz ela.



Em novembro a média mensal de chuva diminui em relação ao mês anterior, com valores de 130 a 180 mm. Em dezembro, as chuvas que se concentram especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. Os acumulados variam de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e do Extremo Oeste ao Litoral Norte, e nas demais regiões os volumes variam entre 130 a 150 mm. A média mensal em janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.



Durante o trimestre, os episódios de precipitação ocorrem normalmente associados à passagem de frentes frias pelo litoral, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.



Em novembro, dezembro e janeiro diminui a atuação dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer principalmente em novembro e dezembro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temperatura da Superfície do Mar



Em setembro de 2024 a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) ficou abaixo da média climatológica na área de monitoramento do Pacífico Equatorial e, mesmo apresentado pequeno aquecimento, a condição ainda é de neutralidade. No trimestre novembro-dezembro-janeiro persiste a neutralidade, com resfriamento que não será suficiente para a configuração do fenômeno La Niña



Mais informações e entrevistas: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, meteorologistas da Epagri/Ciram, fone (48) 3665-5008



Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri / (48) 3665-5407/99161-6596



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J  


Fonte: Redação/Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.