Secretário de Serviços Públicos afirma que volume é o maior já registrado em um mês
Divulgação: Prefeitura de Tubarão
O secretário de Serviços Públicos e Zeladoria de Tubarão, Jó Krüger, informou ao jornal Hora Hiper, da Rádio Hiper FM, que o município coletou cerca de 2.800 toneladas de resíduos sólidos durante o mês de novembro. Segundo ele, o volume é o maior já registrado em praticamente um único mês.
A coleta passou por dificuldades após o fim do contrato com a empresa que atendia a cidade desde 1994. A Cooperativa Bom Jesus, do Rio Grande do Sul, assumiu os trabalhos, mas foi notificada e impugnada por descumprimento contratual. Em seguida, a empresa Plural, do Rio de Janeiro, que também atua em Imbituba, assumiu o serviço. Nos últimos 32 dias, foram recolhidas cerca de 2.800 toneladas, resultado do acúmulo gerado anteriormente e do reforço do sistema GPS Rota Limpa, que monitora mais de 1.500 ruas mapeadas.
Krüger afirmou que a Plural tem enfrentado dificuldades com mão de obra, o que afeta a execução integral da coleta. Para suprir a demanda, uma equipe foi enviada do Rio de Janeiro para Tubarão, e atualmente de seis a sete caminhões compactadores estão em operação no município.
Como alternativa para reforçar as equipes, a prefeitura trabalha para integrar cerca de 50 detentos ao serviço de coleta, por meio de convênio que permitirá que cumpram pena prestando apoio operacional. O secretário destacou que, após o acúmulo deixado pela empresa anterior, a Plural tem se empenhado para regularizar a situação e que, mantida a média atual, o serviço deve ser normalizado ao longo do mês de dezembro.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.