De acordo com a Defesa Civil, os ventos atingiram velocidades superiores a 105 km/h
Foto: Coordenadoria Regional da Defesa Civil/Dionísio Cerqueira
O estado de Santa Catarina registrou três tornados em um único dia e já soma 15 ocorrências em 2025, conforme dados da Defesa Civil estadual. Os fenômenos foram confirmados na sexta-feira (7) nos municípios de Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes e Xanxerê, no Oeste catarinense, e deixaram um rastro de destruição.
Os tornados ocorreram durante a passagem de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical. De acordo com a Defesa Civil, os ventos atingiram velocidades superiores a 105 km/h.
O órgão explicou que o estado é especialmente propício à formação desses fenômenos por estar em uma região de encontro de massas de ar frias e secas, vindas do sul, com quentes e úmidas, originadas no interior do continente. “O encontro dessas massas de ar deixa o ambiente bastante instável, o que favorece a formação de tempestades severas”, informou o órgão.
Dos 15 tornados confirmados em 2025, seis atingiram o Extremo Oeste, dois o Meio-Oeste, quatro o Oeste e os demais as regiões da Grande Florianópolis, Planalto Sul e Planalto Norte.
Entre sexta e sábado (8), os temporais provocaram diversos estragos, incluindo alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, obstruções de estradas, danos em casas e prédios públicos, veículos danificados, falta de energia, deslizamentos e o desalojamento de 32 pessoas.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que atendeu ocorrências relacionadas às chuvas em 53 municípios. As prefeituras de Dionísio Cerqueira e Xanxerê decretaram situação de emergência devido aos prejuízos causados.
Em Dionísio Cerqueira, a agricultora Inês Terezinha Tenroler contou que precisou se agarrar a um poste para não ser levada pelos ventos e perdeu completamente a casa onde morava. “O vento me jogou e eu consegui me agarrar num poste. Fiquei agarrada questão de 15 segundos. Quando deu uma acalmada, que eu entrei [na casa], não tinha telhado, não tinha mais nada. Tinha acabado com tudo já. Foi muito rápido”, relatou.
O tornado é caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade até o solo, com grande potencial destrutivo devido à intensidade dos ventos. Diferentemente dos furacões, os tornados são menores, mas muito mais intensos, e geralmente têm diâmetro de poucas centenas de metros.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.