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GERAL
19/10/2020 09h09

Três oficinas servirão para avaliar diagnóstico produzido por empresa que elabora o Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo

A Amurel e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) promovem nos dias 28, 29 e 30 de outubro oficinas para os municípios associados

A Amurel e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) promovem nos dias 28, 29 e 30 de outubro oficinas para os municípios associados. Elas têm a finalidade de apresentação dos resultados apontados no Diagnóstico Estratégico da Área e das Atividades Turísticas e de validação de ações estratégicas do plano. O material será apresentado pela empresa Interface Hospitalidade Sustentável, vencedora do pregão presencial feito no final de outubro do ano passado, para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Região Serra & Mar. O Plano está sendo elaborado graças a um convênio do CIM/Amurel com o Ministério do Turismo.



O Plano é uma das demandas elencadas pelo Colegiado de Gestores de Turismo e Cultura da Amurel, que se reúne regulamente para discutir assuntos relacionados a estas duas áreas. O turismo é também um dos cinco eixos prioritários de desenvolvimento regional escolhidos pelo grupo que compôs o Projeto Líder Sebrae/Amurel, desenvolvido entre o final de 2017 e meados de 2019. O planejamento do turismo e a articulação das ações de forma integrada entre os municípios são tidos como prioridade absoluta para a região.



Para realizar as oficinas - que serão presenciais -, os 18 municípios precisaram ser divididos em três, para que possam ser respeitadas as medidas sanitárias e de distanciamento impostas pelas autoridades, por conta da pandemia do coronavírus.


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O diagnóstico será a segunda etapa a ser entregue pela empresa contratada. A primeira foi o plano de trabalho, no dia 06 de fevereiro de 2020, apresentado ao CIM, à Amurel e ao Ministério do Turismo. “O objetivo agora é mostrarmos quais foram os aspectos interessantes existentes na região e também o que nós consideramos e chamamos de gargalos. A partir disso, vamos trabalhar com os gestores, empresários, trade turístico, enfim, com a sociedade envolvida neste setor, as ações que precisam ser feitas, e juntos definirmos o caminho a ser seguido. Também definirmos a missão e a visão desse plano, enfim, aonde a região quer chegar”, adianta Regina Cardona, turismóloga e diretora técnica e administrativa da Interface. “Nós temos que trabalhar as ações focando na estratégia do Ministério do Turismo de desenvolvimento decentralizado do turismo. Nós temos um caminho a seguir. As ações não são soltas. Elas são direcionadas aos oito eixos estruturantes que o Ministério do Turismo definiu lá em 2013 e vem trabalhando desde então, em ações continuadas”, esclarece Regina.



Depois de realizadas as oficinas, a empresa entregará a terceira etapa, ou terceiro produto, que são as estratégias de desenvolvimento turístico da região e, por fim, a quarta etapa, o plano de ação.



As datas das oficinas e os municípios envolvidos

28.10 - Oficina será realizada em Imbituba e reunirá, além dele, Laguna, Imaruí

Pescaria Brava e Jaguaruna.



29.10 - Oficina a ser realizada em Braço do Norte, e reunirá São Ludgero

Grão Pará, Braço do Norte, Armazém, São Martinho, Santa Rosa de Lima e

Rio Fortuna.



30.10 - Oficina em Tubarão, reunindo Tubarão, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Gravatal e Capivari de Baixo.



Locais e horário

Os locais das oficinas estão sendo escolhidos pelos gestores dos municípios sedes e serão divulgados assim que estiverem definidos.

Horário: Das 14h às 19h

 


Entidades que devem estar representadas nas oficinas: 

- Associações comerciais;

- Associações industriais;

- Comtur – presidentes, conselheiros, representantes de entidades que têm assento no Comtur;

- Sistema S: representantes do Sebrae, Senac, Sesc, Senar (com sede ou projetos nos municípios);

- Epagri – representantes nas oficinas que tenham trabalho com essa entidade;

- Universidades;

- Trade de turismo: Agentes de viagem, meios de hospedagem, empresas de lazer, restaurantes, organizadoras de eventos, guias de turismo.

Formadores de opinião e jornalistas especializados


Fonte: Amurel/Foto: Elvis Palma
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