Quarta-feira, 06 de julho de 2022
Buscar
Fechar [x]
GERAL
22/06/2022 13h33

Tomada de Laguna está confirmada para setembro!

Espetáculo volta a ser apresentado quase 20 anos depois de sua última encenação. Peça vai envolver mais de 200 atores e figurantes, que usarão como cenário o histórico chão da Cidade Juliana de 1839

Os farrapos e imperiais vão lutar novamente na histórica Cidade Juliana. Em setembro, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) vai reencenar a Tomada de Laguna, espetáculo teatral ao ar livre que resgata o momento em que foi proclamada a República Catarinense em 1839.

A peça foi apresentada pela primeira vez em 1999 e deixou de ser encenada, nesse formato, em 2004. O projeto de recuperá-la é antigo e, para isso, o CulturAnita foi contemplado com dois termos de fomento - um da prefeitura da cidade e um do governo de Santa Catarina - que, somados, representam um investimento de R$ 662 mil. Os recursos ainda irão ser depositados.

A Tomada de Laguna será apresentada entre 21 e 24 de setembro deste ano, aos moldes do que foi no passado, mas com algumas adaptações na estrutura e cenário. O lançamento oficial vai acontecer ainda no segundo semestre, em evento no Cine Teatro Mussi. “Para nós, do CulturAnita, reapresentar a Tomada de Laguna é uma grande responsabilidade. É a cidade se reencontrando com a sua história e a população podendo sentir o que foi vivido há quase 200 anos”, enaltece o presidente do instituto, Milton Cavalcante.

200 atores e figurantes

Serão cerca de 200 atores e figurantes envolvidos na peça e mais de cem pessoas atuando no setor técnico e de apoio. Em breve, o instituto divulgará um chamamento para os interessados em contribuir na figuração. “Temos que dar as mãos, pois todos ganham com a Tomada”, reforça a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Vanere Almeida.

A peça vai utilizar o texto original escrito por Adílcio Cadorin, autor do livro Anita: Guerreira das Repúblicas e da Liberdade, cuja edição mais recente saiu há dois anos. “Mais que um teatro, a Tomada de Laguna representa um dos pilares do instituto, que é a preservação histórica e a divulgação da cultura”, comenta o escritor.

O retorno também é celebrado pelos comerciantes e empresários do turismo da cidade. “A perda da Tomada de Laguna foi muito sentida. Vieram turistas de Belo Horizonte e do Rio… Foi uma perda sentida, e a nossa cidade precisa. É um espetáculo”, diz Evandra May.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos próximos dias, os ensaios serão iniciados e o CulturAnita vai abrir chamamento para os interessados em fazer figuração na peça. A participação de atores e figurantes locais também é um dos diferenciais da montagem teatral. No papel de Anita Garibaldi está confirmada a participação de Lize Souza e a interpretação de Giuseppe Garibaldi ainda depende de contatos profissionais que o instituto vem realizando.

Ingresso virtual

Novidade para 2022, a Tomada de Laguna terá ingressos comercializados exclusivamente pela internet. Os preços e formas de aquisição serão tornados públicos nas próximas semanas, conforme planejamento do instituto.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer1iObXse



 


Fonte: Foto: arquivo Elvis Palma/Divulgação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.