A Defesa Civil calcula que mais de 1,3 mil pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas intensas
Subiu para 25 municípios o número de cidades atingidas por alagamentos e deslizamentos de terra em Santa Catarina nos últimos dias. A Defesa Civil calcula que mais de 1,3 mil pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas intensas, que causaram transtornos em várias regiões do estado.
A previsão para a semana indica que as chuvas continuarão, mas deverão se concentrar mais nas áreas litorâneas a partir desta terça-feira (10).
Norte
Os municípios de Joinville, Araquari, Itapoá e São Francisco do Sul foram duramente afetados. Joinville registrou alagamentos em diversos bairros, como Boa Vista e Nova Brasília, após o rio que corta a cidade sair da calha. A situação se estabilizou, e não há mais desabrigados. Em Araquari, foi decretada situação de emergência devido aos alagamentos severos. A cidade de Rio Negrinho permanece em alerta devido ao aumento do nível do rio, enquanto Guaramirim registrou 4,30 metros no nível do rio.
Outras cidades, como Jaraguá do Sul e Barra Velha, também enfrentam alagamentos, e em Canoinhas, as chuvas causaram enxurradas que afetaram residências.
Serra
Em Lages, os bairros Centro, Bela Vista e São José foram os mais afetados. As chuvas intensas e deslizamentos de terra isolaram algumas localidades. A situação gerou danos em cerca de 50 residências, e o município segue em alerta.
Oeste
Em Caçador, os alagamentos afetaram mais de 1,3 mil pessoas, principalmente nos bairros Bom Sucesso e Alto Bonito. Fraiburgo também sofreu com alagamentos em várias ruas. Em Flor do Sertão, uma ponte foi temporariamente interditada devido à submersão, mas já foi liberada.
Dionísio Cerqueira e outras cidades do Oeste avaliam a necessidade de decretar situação de emergência, devido aos danos nas infraestruturas, como estradas e pontes.
Previsão do Tempo
A Defesa Civil informou que, a partir de terça-feira (10), as chuvas devem se concentrar nas áreas litorâneas, com risco de transtornos reduzido nas demais regiões. Na quarta (11) e quinta (12), o tempo será instável, com chuvas rápidas no litoral e sol entre nuvens nas outras áreas. Uma nova frente fria se aproxima na sexta-feira (13), podendo trazer chuvas mais fortes para as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, com maiores volumes previstos para sábado (14).
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J