Órgão segue em monitoramento constante; nível do rio subiu 70 centímetros nas últimas horas
Foto: Jardel Joaquim
A Defesa Civil de Braço do Norte informou, na manhã desta quarta-feira (29), que a situação do município é considerada tranquila, mesmo após o aumento do volume de chuva nas últimas horas. Conforme dados da Epagri/Ciram, nas últimas 48 horas choveu 58,6 milímetros na cidade, sendo 56,2 mm apenas nas últimas 24 horas, segundo medições feitas na estação localizada na comunidade da Represa. O rio Braço do Norte está atualmente com 2,97 metros, registrando elevação de cerca de 70 centímetros.

Apesar do aumento do nível da água, não há registros oficiais de ocorrências relacionadas à chuva. A Defesa Civil segue monitorando os pontos críticos da cidade. Em visita a algumas comunidades, a reportagem do Grupo Hiper observou que, na Represa, onde ocorre a obra da nova ponte, a água passa sobre a antiga estrutura. Situação semelhante é registrada na ponte que liga Braço do Norte a São Ludgero, pela comunidade da Nova Estrela. A recomendação é evitar tentar atravessar os locais devido à força da correnteza.
O volume do rio também subiu nas proximidades da comunidade de Rio Pequeno, em Grão-Pará, e em córregos que cortam bairros como Rio Bonito, Nossa Senhora das Graças, Centro e Coloninha. Embora estejam cheios, esses cursos d’água não apresentam risco imediato de transbordamento ou alagamento, segundo o órgão municipal.

A Cerbranorte registrou o deslizamento de um poste próximo à subestação no bairro Bela Vista, mas equipes já trabalham na realocação do equipamento. A Casan também atua na estação de captação de água, que vem recebendo grande quantidade de sujeira e lodo devido à chuva, o que pode dificultar o processo, mas sem risco de desabastecimento. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, que atua em parceria com a Defesa Civil.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.