Calor e umidade favorecem temporais isolados, com risco alto no fim de semana em algumas regiões
Foto: Ilustrativa/ Envato
Santa Catarina inicia a semana com tempo estável e temperaturas amenas, sob a influência de uma massa de ar seco e frio. Nesta segunda-feira (5) e terça-feira (6), a maior parte do estado terá predomínio de sol, com poucas nuvens e apenas possibilidade de chuvas fracas e isoladas no Litoral Norte e regiões próximas.
As temperaturas variam nesta segunda entre 8°C e 12°C durante a manhã na maior parte do território, chegando à tarde a 24°C a 29°C no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste, e 20°C a 26°C nos Planaltos e Meio-Oeste. O mar permanece agitado, com risco de alagamentos costeiros em cidades como Florianópolis e Itajaí, especialmente até a madrugada de terça.
Na terça-feira, o cenário será semelhante, com sol e algumas nuvens. O calor se intensifica, especialmente no Oeste, onde as máximas podem superar os 30°C, enquanto as mínimas variam entre 9°C e 21°C, dependendo da região.
A partir de quarta-feira (7), a temperatura sobe ainda mais e a instabilidade retorna. As máximas podem chegar a 34°C no Oeste e no Litoral Sul, favorecendo temporais isolados no período da tarde e noite, principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco para ocorrências associadas ainda é baixo.
Na quinta-feira (8), a chegada de uma frente fria mantém o tempo instável, com pancadas de chuva e temporais isolados. Antes disso, o calor se intensifica em vários pontos do estado, com máximas superiores a 35°C no Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Na sexta-feira (9), as condições pioram. A combinação de calor, umidade e instabilidade atmosférica, aliada ao desenvolvimento de um ciclone na Argentina, eleva o risco de temporais, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com possibilidade de chuva intensa, alagamentos, ventos fortes e danos estruturais.
Para o final de semana, a instabilidade se mantém devido à influência do ciclone, podendo afetar todas as regiões do estado, enquanto os alvos de alagamentos costeiros diminuem gradualmente a partir da tarde de terça-feira, com a mudança da direção do vento para leste e nordeste.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.