Em entrevista exclusiva Colatto anunciou que permanecerá à frente da Secretaria até o início de março, quando o deputado Carlos Chiodini assumirá a pasta
Na manhã dessa terça-feira, 25, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, participou ao vivo do jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, direto de Campos Novos, onde ocorre o Dia de Campo da Coopercampos, uma das principais cooperativas agroindustriais da região. Durante sua participação, Leite destacou os avanços da Epagri, apresentando a prestação de contas da instituição, que inclui um levantamento socioeconômico do estado, além de dados essenciais sobre as variáveis que impactam a produção rural.
O evento também marcou o lançamento de uma nova variedade de feijão, que promete trazer melhorias significativas para o setor agrícola catarinense. “2024 foi um ano promissor, com grandes colheitas e uma expectativa muito positiva para todas as culturas. Nosso objetivo é acompanhar de perto os números para desenvolver políticas públicas adequadas, que atendam às necessidades do campo e garantam o suporte necessário para eventuais lacunas que possam surgir”, afirmou Dirceu Leite.
Fundada em 1956, a Epagri se consolidou como uma das instituições mais importantes no apoio à agricultura familiar no estado. Responsável por cerca de 30% do PIB estadual e 70% das exportações de Santa Catarina, o setor agropecuário conta com a Epagri como um importante agente no seu desenvolvimento. Além de ações de assistência técnica e extensão rural, a Epagri também investe em programas de capacitação, com foco na qualidade de vida das mulheres no campo e na formação de jovens para que permaneçam nas propriedades rurais, unindo conhecimento técnico, tecnologia, empreendedorismo e gestão.
O programa Terra Boa, executado pela Epagri em parceria com o governo do estado, também foi destacado durante a entrevista, como uma das iniciativas mais significativas para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Em seguida, o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, participou da entrevista, trazendo um balanço das políticas públicas voltadas ao agronegócio. Colatto ressaltou a importância do trabalho da Secretaria em áreas como legislação, meio ambiente, questões fundiárias e trabalhistas, além de destacar o setor sanitário, um dos maiores reconhecimentos de Santa Catarina no cenário nacional e internacional. O secretário também comentou sobre as melhorias em infraestrutura no campo, como o fortalecimento de estradas, o fornecimento de energia de qualidade e a ampliação da cobertura de telefonia rural.
Por fim, Colatto anunciou que permanecerá à frente da Secretaria até o início de março, quando o deputado Carlos Chiodini assumirá a pasta.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J