Terça, 19 de outubro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
31/01/2021 09h11

SC recebe pacientes transferidos de Manaus para tratamento da Covid-19

A chegada, hoje (31) às 2h25, renova a esperança de 11 pessoas que vão continuar o tratamento no Estado

A chegada em Santa Catarina, por volta das 2h25 (madrugada) deste domingo (31), renova a esperança de 11 pacientes de Manaus que vão continuar o tratamento da Covid-19 no Estado. Após cinco horas de voo, o jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Florianópolis.



No pátio da Base Aérea, teve início a operação de transporte dos pacientes para os hospitais Nereu Ramos e Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, na Capital.



Por causa da grave crise enfrentada no estado amazonense, com o sistema de saúde colapsado e falta de insumos para o tratamento da Covid-19, Santa Catarina ofereceu auxílio para o tratamento dos doentes. “São brasileiros que precisam da nossa ajuda e que poderão contar com a solidariedade dos catarinenses na luta pela vida. Desejamos que todos se recuperem e possam, em breve, retornar curados para suas famílias e seus lares”, afirmou o governador Carlos Moisés.



Solidariedade e atenção aos catarinenses

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que, com planejamento e ação, foi possível mais que dobrar a oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no Estado. Assim, a rede catarinense tem condições de receber os pacientes de Manaus sem deixar de atender aos catarinenses.



“O resultado de todo esse trabalho e esforço coletivo é o que nos permite, neste momento, estender a mão para apoiar quem está passando por sérias dificuldades causadas por esta grave crise sanitária. Santa Catarina está ajudando a salvar a vida de outros brasileiros com a solidariedade, que é marca do nosso povo, e porque vem combatendo a pandemia com muito trabalho e responsabilidade”, concluiu Ribeiro.



Para os parentes que ficaram no Amazonas, esse gesto de solidariedade significa esperança. É o sentimento de Elder Mourão (29), no momento da transferência do irmão para Santa Catarina. “A gente percebe que aqui o hospital está muito lotado, a situação é delicada e essa transferência é a nossa única esperança”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Protocolos de Segurança

Para receber os pacientes que vieram de Manaus, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina elaborou um protocolo seguro para os profissionais envolvidos no atendimento. As medidas que incluem testagem regular visam reforçar a biossegurança durante esse apoio.



De Manaus para Santa Catarina

O voo com os pacientes decolou às 20h15 (horário local) da base da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Ponta Pelada, em Manaus. A chegada em Santa Catarina mobilizou cerca de 50 pessoas entre profissionais de saúde, bombeiros e policiais militares. Eles atuaram na recepção e transporte dos pacientes, bem como em equipes de retaguarda nos hospitais para iniciar o tratamento nas unidades de saúde catarinenses.



No pátio da base da Força Aérea Brasileira (FAB), em Florianópolis, 11 ambulâncias de suporte básico e avançado estavam preparadas para fazer o transporte dos pacientes até os hospitais. Dos 11, oito foram para o Hospital Nereu Ramos e três para o Hospital Universitário (HU). As viaturas foram escoltadas pela Polícia Militar durante o trajeto.



Dos pacientes, quatro são mulheres e sete são homens, com idades entre 33 e 55 anos. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, são pacientes clínicos, que neste primeiro momento não precisarão de tratamento intensivo.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai

Fonte: Fotos: Mauricio Vieira/Secom/Montagem Hora Hiper
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.