Sábado, 15 de junho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
21/05/2024 08h03

SC deve receber R$ 95 milhões de emenda da bancada federal para enfrentar enchentes

Os parlamentares vão destinar os recursos para o melhoramento fluvial e a construção de diques em cidades da região do Alto Vale e do Médio Vale do Itajaí

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A bancada federal de Santa Catarina conseguiu o repasse de uma emenda de mais de R$ 95 milhões para o enfrentamento às chuvas e enchentes no estado. A pedido do governador Jorginho Mello, os parlamentares vão destinar os recursos para o melhoramento fluvial e a construção de diques em cidades da região do Alto Vale e do Médio Vale do Itajaí. O dinheiro faz parte do Orçamento da União e é liberado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

“É o fruto do entendimento com os parlamentares catarinenses que atenderam ao pedido não só do governador, mas principalmente da população que nos elegeu. Nosso governo vem buscando maneiras e recursos para enfrentar esse problema histórico das enchentes e aliviar um pouco a situação do povo”, disse o govenador Jorginho Mello.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza acrescentou que o recurso irá fortalecer ainda mais ações de prevenção e proteção. “Vem complementar o trabalho que a Defesa Civil está realizando junto à população catarinense. A nossa missão é entender as necessidades dos municípios e ser um braço estendido no quesito proteção, queremos melhorar a mitigação, evitar enchentes e criar um futuro melhor especialmente para os municípios do Vale do Itajaí que tanto sofrem com eventos adversos”, destacou.

Vale lembrar que desde o último dia 11 de maio foi dado início o processo de dragagem do Rio Itajaí-Açu. A ação prevê melhorias que visam mitigar e prevenir as cheias no Alto Vale do Itajaí, região que de forma recorrente é uma das mais atingidas em Santa Catarina. A medida é uma forma de evitar que cenas como a das enchentes de 2023 voltem a se repetir no Vale do Itajaí como um todo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação/Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.