Relatório do IMA analisou 251 pontos no litoral catarinense
Foto: Divulgação / IMA
Um relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apontou que 72,51% das áreas analisadas no estado estão próprias para banho neste primeiro fim de semana de dezembro. Ao todo, foram avaliados 251 pontos do litoral catarinense, sendo 182 liberados para banho.
Praias muito procuradas se destacam positivamente, como a Praia Central, em Balneário Camboriú, que apresenta a maior parte dos trechos adequados, e Canasvieiras e Jurerê, em Florianópolis, que também registram boas condições. Já entre os cenários negativos estão Ingleses, com três pontos impróprios, além da Lagoa da Conceição, que tem a maior parte das áreas não recomendadas para banho. Em Penha, sete dos 11 pontos avaliados estão impróprios.
Na região Sul do estado, Imbituba se destaca de forma positiva no relatório. Todos os pontos analisados no município estão próprios para banho, incluindo a Lagoa de Ibiraquera, Praia de Ibiraquera, Praia do Porto e a Praia do Rosa, um dos destinos mais procurados por turistas durante o verão.
Em Florianópolis, dos 87 trechos monitorados, 58 são considerados adequados, o que corresponde a 66,67%. A plataforma do IMA disponibiliza atualização contínua dos dados, permitindo que moradores e turistas acompanhem as condições da água antes de irem à praia.
A análise leva em conta a presença da bactéria Escherichia coli, indicativa de contaminação por esgoto. Um local é considerado próprio quando 80% das amostras das últimas cinco semanas apresentam até 800 coliformes por 100 mL. Níveis acima desse limite classificam o ponto como impróprio.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.