O domingo será o dia mais frio, com possibilidade de geada forte
Entre a madrugada deste sábado (29) e a tarde de segunda-feira (01), Santa Catarina enfrenta uma combinação de mar agitado e temperaturas extremamente baixas, conforme alerta emitido pela Defesa Civil e a previsão meteorológica.
A agitação marítima será causada pela diferença de pressão atmosférica gerada por um ciclone em alto mar e a aproximação de uma massa de ar frio pelo interior do continente. Os ventos persistentes de sul/sudoeste, com rajadas entre 50 e 70 km/h, devem atingir principalmente o Litoral Sul. Ondas de 3,0 a 4,0 metros são esperadas na costa, com picos de até 4,5 metros em alto mar no Litoral Sul, e entre 2,0 a 3,0 metros na região de Florianópolis. Esse cenário eleva o risco de ressaca e complicações para pesca, navegação e esportes náuticos.
Além disso, uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, declinará ainda mais as temperaturas em toda Santa Catarina nos próximos dias. A partir da madrugada de sábado, são esperadas mínimas próximas ou abaixo de 0°C no Planalto Sul, entre 2°C e 5°C no Meio Oeste, na casa dos 5°C no Oeste e Grande Florianópolis Serrana, 5°C a 11°C no Planalto Norte e entre 8°C e 13°C no litoral. O domingo será o dia mais frio, com possibilidade de geada forte no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, e temperaturas que podem atingir -5°C na Serra.
A Defesa Civil recomenda evitar atividades de navegação, pesca e esportes marítimos, além de evitar caminhar ou pedalar na orla caso as ondas atinjam a ciclovia. Para a população em geral, as recomendações incluem redobrar a atenção com pessoas vulneráveis, idosos, enfermos e animais domésticos, agasalhar-se adequadamente, beber bastante água, evitar locais aglomerados, manter a higiene das mãos e seguir as orientações das Polícias Rodoviárias, especialmente sobre avisos de congelamento de pista.
Fique atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil para garantir a segurança durante este período de frio intenso e mar agitado.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J