Medida moderniza pagamento e promove autonomia financeira dos internos
Foto: Eduardo Valente / GOVSC
Santa Catarina vai permitir que detentos que trabalham nas unidades prisionais recebam sua remuneração diretamente em contas bancárias individuais. Com a criação da chamada Conta Pecúlio, 25% do salário será depositado em conta poupança e 50% poderá ser movimentado por meio de cartão pré-pago, oferecendo mais autonomia e responsabilidade na gestão dos recursos.
Até então, os valores eram administrados centralmente pelas unidades prisionais, em um sistema manual e pouco transparente. Com a mudança, os internos terão mais controle sobre seu próprio dinheiro, podendo planejar despesas e economizar, fortalecendo o processo de reintegração social.
O governador Jorginho Mello destacou que o trabalho prisional é uma ferramenta de transformação. “Em Santa Catarina, a gente acredita no poder do trabalho para mudar destinos. Com a Conta Pecúlio, damos mais dignidade e responsabilidade a quem está buscando recomeçar. É uma ação que moderniza o sistema prisional e aproxima essas pessoas da reintegração social.”
A vice-governadora Marilisa Boehm reforçou que a medida é um passo importante para preparar os internos para a vida fora do sistema prisional. “Este é um passo fundamental para fortalecer a reinserção social dos apenados. Garantir que eles possam gerenciar suas próprias finanças é um sinal de confiança e respeito, e um caminho para que, ao sair do sistema prisional, estejam mais preparados para a vida em sociedade e para contribuir com ela de forma plena”, afirmou.
Atualmente, segundo o governador, cerca de 33% da população carcerária do estado participa de atividades laborais, somando mais de 9,5 mil pessoas. O novo modelo de pagamento promete tornar o sistema mais moderno, seguro e transparente, além de estimular planejamento financeiro e responsabilidade pessoal entre os internos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.