Proposta visa substituir a escala de seis dias de trabalho por três dias de folga semanais
Dois deputados federais de Santa Catarina manifestaram apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe o fim da jornada de trabalho 6x1, que exige seis dias trabalhados para um de descanso. Ana Paula Lima e Pedro Uczai, ambos do PT-SC, assinaram a proposta até a última segunda-feira (11), que é de autoria do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT).
A PEC sugere que os trabalhadores tenham três dias de folga, incluindo o fim de semana, e que a jornada máxima seja reduzida de 44 para 36 horas semanais. A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) está recolhendo assinaturas para que a proposta possa tramitar na Câmara, necessitando de 171 assinaturas dos 513 deputados.
Apesar do apoio de alguns parlamentares, a maioria dos 16 deputados de Santa Catarina ainda não se posicionou sobre o tema. O deputado Gilson Marques (Novo) se manifestou contra a proposta em suas redes sociais, enquanto o governador Jorginho Mello optou por não se pronunciar.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J