A primeira parcela será paga no final de novembro
O décimo terceiro salário é um dos valores mais aguardados pelos trabalhadores de carteira assinada, pensionistas e aposentados. O décimo representa um alívio no orçamento familiar no final do ano e saber qual o valor que será pago é melhor ainda.
O pagamento acontece em duas parcelas, sendo que a primeira pode ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda pode ser paga até o dia 20 de dezembro. Algumas empresas pagam em parcela única.
Como calcular o décimo terceiro?
Para calcular o décimo terceiro, é simples, basta dividir o salário bruto por 12 e multiplicar pelo número de meses que foram trabalhados durante o ano. Verbas como horas extras, adicionais e comissões também entram no cálculo.
Ou seja, se você trabalhou 12 meses, você receberá o décimo terceiro completo. Se trabalhou quatro meses, receberá proporcional aos meses trabalhados. Vale lembrar que o cálculo do 13º considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.
Quais são os principais acréscimos e descontos que podem impactar no valor final do décimo terceiro?
O décimo terceiro salário, assim como a remuneração mensal, está sujeito a descontos e acréscimos que variam conforme as particularidades da função desempenhada.
Horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade, comissões e gratificações. No caso de horas extras, a média dos valores pagos por essas horas poderá ser incorporada ao cálculo do décimo terceiro, dando aumento no valor final, assim como os adicionais, comissões e gratificações.
Já os descontos são referentes ao INSS, que é feito na segunda parcela ou na parcela única. As alíquotas utilizadas são as mesmas do salário mensal. O Imposto de Renda também será descontado caso o valor do 13º ultrapasse o limite de isenção, descontado também na segunda parcela ou na parcela única.
Vale ressaltar que se o trabalhador estiver sujeito ao pagamento de pensão alimentícia judicial, ela também poderá ser descontada do 13º salário.