Agenda já tem festival gastronômico, trilhas de observação e recepção de estudiosos nos três municípios
Nesta terça-feira (20), a temporada de observação de Baleias Franca foi lançada em um evento na sede estadual do Sebrae/SC, em Florianópolis. As baleias já estão aqui desde o dia 12 de junho, chegaram mais cedo nessa temporada e no último sobrevoo realizado pela SCPAR/Acquaplan, 15 cetáceos foram avistados na Rota da Baleia Franca, formada pelas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba.
Representantes destes três municípios participaram da solenidade ontem, um deles, o secretário de Turismo de Laguna, Mello Júnior, que participou ao vivo do Jornal Hora Hiper desta manhã de quarta-feira (21).
A temporada 2021 contará com reforço na divulgação e apoio através do Sebrae/SC e da Santur, com o objetivo de potencializar o crescimento do turismo regional durante a pandemia da Covid-19.
O projeto é grande e envolve todas as esferas, desde turismo, comércio, gastronomia, ciência... O secretário explica que “terá outdoors sinalizando que você está na rota da baleia franca, com a construção e liberação das trilhas, teremos sinalização de área de avistamento”, comenta Mello.
Sobre o avistamento Mello conta que “em Laguna, por exemplo, a gente enxerga no nível do mar as baleias. Nos três municípios, nós temos mais 35 praias com possibilidade de avistamento de baleias”, é muita riqueza explica.
O turismo de avistamento vai envolver o empresariado como um todo. Em outubro, as cidades já preparam um festival gastronômico.
Além disso, a questão do aparecimento das baleias jubartes no nosso litoral, vem movimentando o turismo de estudos, “Isto, está trazendo pesquisadores, observadores, e biólogos de todos os lugares. Inclusive, em primeira mão, digo que o Instituto Australis estará recebendo agendamento de grupos para que possamos entender esse processo científico da baleia a partir de agosto", finaliza Mello.
Em setembro também já está marcado o "Desafio da Baleia Franca", onde pessoas de vários lugares fazem a rota da Baleia através das trilhas nas três cidades.
Confira a entrevista completa aqui
A Rota da Baleia Franca
A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.
Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.
O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.
Saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca:
A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.
Saiba mais no site: www.rotabaleiafranca.com.br
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/D6viKGflQYZDKPfBnerR0K