Mais de 67% dos pontos monitorados no litoral de Santa Catarina seguem com condições adequadas para banhistas
Imagem Ilustrativa
O mais recente relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) identificou pontos impróprios para banho nos municípios de Garopaba e Laguna. O levantamento corresponde ao período entre 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2026 e integra o monitoramento contínuo da qualidade da água no litoral catarinense.
Em Garopaba, dois pontos da praia central apresentaram condições inadequadas para banho: o trecho em frente à praça e o ponto localizado na altura da rua Lauro Severiano Müller. Já em Laguna, a restrição foi registrada na Praia da Tereza, especificamente no ponto de coleta situado no meio da faixa de areia.
Por outro lado, o relatório aponta cenário positivo em municípios vizinhos. Todos os pontos analisados em Jaguaruna e Imbituba foram considerados próprios para banho. Em Laguna, com exceção da Praia da Tereza, os demais locais monitorados também apresentaram condições favoráveis aos banhistas.
No panorama geral do estado, o IMA analisou 259 pontos ao longo do litoral catarinense, dos quais 174 estão próprios para banho, o que representa 67,18% do total.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.