Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
23/10/2022 18h48

Rei Pelé completa 82 anos

Edson Arantes do Nascimento afirma que só tem gratidão a Deus por poder agradecer tudo o que tem nesta idade

Mesmo enfrentando alguns problemas de saúde nos últimos anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, postou um vídeo em suas redes sociais neste domingo (23), data em que completa 82 anos.



No vídeo Pelé agradece muito a Deus por ter saúde e poder agradecer aos seus fãs neste momento. 







Nascido na cidade mineira de Três Corações, em 23 de outubro de 1940, o filho de  João Ramos do Nascimento, mais conhecido como Dondinho, e Celeste Arantes, Pelé recebeu seu primeiro nome em homenagem ao inventor estadunidense Thomas Edison, de quem Dondinho era fã. Seus pais decidiram remover o "i" e chamaram-no de "Edson", mas houve um erro na certidão de nascimento levando muitos documentos a mostrar seu nome como "Edison", não "Edson", como é chamado.

"Meu nome verdadeiro é Edson. Eu não inventei Pelé. Eu não queria esse nome. Pelé soa infantil em português. Edson é mais como Thomas Edison, o homem que inventou a lâmpada", afirma Pelé, sobre sua recusa inicial do apelido.



Ele foi originalmente apelidado de "Dico" por sua família. Edson recebeu o apelido "Pelé" durante seu tempo de escola por conta da forma que pronunciava o nome de seu jogador favorito, o goleiro Bilé do Vasco da Gama de São Lourenço, time Em sua autobiografia, Pelé afirmou que não tinha ideia do que o nome significava, nem seus velhos amigos. Além da afirmação de que o nome é derivado de Bilé, e que significa "milagre" em hebreu, a palavra não tem nenhum significado em português.



Pelé cresceu na pobreza, em Bauru, no estado de São Paulo. Ele ganhava dinheiro extra trabalhando em lojas de chá. Ensinado a jogar futebol pelo seu pai, não tinha dinheiro para comprar uma bola de futebol adequada, e geralmente jogava com uma meia recheada com jornal e amarrada com uma corda ou ainda jogava com uma toranja. A primeira equipe de Pelé foi o Set                                                                                   e foi campeão do Torneio Início local. Com 13 anos, Pelé começou a jogar pelo "Baquinho", equipe infantojuvenil do Bauru Atlético Clube, que conquistou dois campeonatos infantojuvenis.[34] Pelé era o caçula da equipe. O time do Bauru apresentava uma grande superioridade sobre seus adversários: num dos jogos, chegou a ganhar de 21-0, com Pelé sendo um dos artilheiros, com sete gols. No primeiro ano de atuação, a equipe foi campeã com seis rodadas de antecipação. Pelé já chamava a atenção na época, com muitos espectadores vindo aos jogos para assistir o garoto. O "Baquinho" foi convidado em 1954 a se apresentar na preliminar de um jogo da segunda divisão do Campeonato Paulista, enfrentando o campeão infantojuvenil de São Paulo. O time de Bauru venceu a partida por 12-1, com cinco gols de Pelé, que foi destaque em jornal local da cidade.



Depois do enorme sucesso nos gramados, ao aposentar-se, Pelé investiu na carreira artística. Atuou em filmes, participações em programas de TV e gravou discos como cantor.



Em 1994, Pelé foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO. Em 1995, o presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso o nomeou para o cargo de Ministro do Esporte. Durante esse período, ele propôs uma legislação para reduzir a corrupção no futebol brasileiro, que ficou conhecida como "Lei Pelé". Ele deixou o cargo em 2001 depois de ser acusado de envolvimento em um escândalo de corrupção que roubou 700 mil dólares da UNICEF. Foi alegado que o dinheiro dado à empresa de Pelé para uma partida beneficente não foi devolvido após o cancelamento, apesar de nada ter sido provado e ter sido negado pela UNICEF. Em 1995, Pelé foi admitido à Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial. Em 1997, ele recebeu o título honorário de Cavaleiro do Império Britânico da rainha Isabel II em uma investidura no Palácio de Buckingham. Pelé também ajudou a inaugurar a final da Copa do Mundo FIFA de 2006, ao lado da supermodelo Claudia Schiffer.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a Saúde do Rei



Em 1977, a mídia brasileira informou que Pelé teve seu rim direito removido. Em novembro de 2012, ele passou por uma operação no quadril. Entretanto, em 2016 afirmou que houve um erro médico nesta cirurgia, o que levou à necessidade de outra cirurgia, de correção, em 2015. Por conta da nova cirurgia, em dezembro de 2017 ele apareceu em uma cadeira de rodas no sorteio da Copa do Mundo de 2018 em Moscou, onde foi fotografado com o presidente russo Vladimir Putin e Diego Maradona. Um mês depois, desmaiou de exaustão e foi levado para o hospital. Sua saúde debilitada impediu-o de participar da Copa do Mundo FIFA de 2018, a primeira Copa desde 1958 sem sua presença — seja como jogador, garoto-propaganda do torneio, comentarista ou convidado.[480] Em 2020 seu filho Edinho afirmou que o pai apenas se locomove com ajuda de um andador e que sente-se deprimido com a situação, evitando aparecer em público.



 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.