Segunda-feira, 24 de março de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
08/03/2025 17h00

Qualidade da água nas praias do litoral sul de SC: Monitoramento e desafios para a balneabilidade

Relatório recente revela praias próprias e impróprias para banho

Divulgação

As praias do Litoral Sul de Santa Catarina, uma das regiões mais procuradas do estado, continuam a ser monitoradas de forma rigorosa pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O último relatório de balneabilidade, referente à semana de 3 a 7 de março de 2025, reflete o esforço constante do IMA para garantir que as águas do litoral catarinense permaneçam seguras para os banhistas e turistas.





De acordo com os dados divulgados, dos 238 pontos monitorados pelo IMA em todo o Litoral, 73,95% (ou 176 pontos) estão classificados como próprios para o banho. O monitoramento da balneabilidade ocorre semanalmente, especialmente durante a alta temporada, com o objetivo de fornecer informações atualizadas e seguras aos cidadãos e visitantes.





O IMA adota um método rigoroso para a análise da qualidade da água, utilizando a técnica fluorogênica com o substrato Colilert-18, conforme as normas do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Este processo permite a quantificação precisa dos coliformes totais e da bactéria Escherichia coli (E. coli). Quando os níveis de E. coli ultrapassam 800 unidades por 100 mililitros em mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, o ponto é considerado "impróprio" para o banho. Para que uma praia seja considerada "própria", a água deve atender a critérios rigorosos, com menos de 800 unidades de E. coli por 100 mililitros na maioria das amostras.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Litoral Sul, as praias estão em sua maioria dentro dos padrões de qualidade exigidos, mas ainda enfrentam desafios em algumas áreas específicas. Em Laguna, por exemplo, a Prainha do Farol foi recentemente classificada como imprópria para banho devido aos níveis elevados de poluição. Esta praia, que atrai grande número de visitantes, foi a única da região a ser considerada inadequada. Em contraste, outros balneários da cidade, como as praias do Gi, Cardoso, Mar Grosso, Tereza e Itapirubá, continuam com condições favoráveis para os banhistas. A Lagoa de Cabeçuda também segue sendo considerada própria para o banho.





O IMA proporciona aos cidadãos e turistas acesso fácil e transparente aos resultados das análises de balneabilidade, por meio de seu site oficial. Nele, é possível acompanhar em tempo real a situação de cada ponto monitorado, com atualizações automáticas assim que as novas coletas são realizadas.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.