Quinta, 18 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
02/04/2024 20h11

Projeto quer tornar Tubarão a Capital Catarinense do Turismo Ferroviário

Somente no ano passado, mais de 12 mil pessoas participaram dos passeios de trem

O Deputado Estadual Estêner Soratto (PL) apresentou, nesta terça-feira (2), um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com o objetivo de transformar Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário. A proposta visa fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região, aproveitando o potencial histórico e cultural ligado à ferrovia.

No final do século XIX, Tubarão passou por transformações que impulsionaram seu desenvolvimento econômico, como a urbanização da área central e a chegada de imigrantes europeus. A inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina em 1884 foi um marco, conectando a cidade a outros locais e gerando desenvolvimento. A atividade ferroviária tornou-se símbolo da época e contribuiu para a prosperidade de Tubarão, especialmente após a instalação das oficinas centrais e da fundição em 1906. O Museu Ferroviário de Tubarão, fundado em 1997, preserva essa história com máquinas a vapor, vagões e documentos. O Passeio Turístico Ferroviário Trem da História, realizado em máquina a vapor, também revigora essa história e impulsiona o turismo regional, beneficiando mais de trinta municípios. O reconhecimento de Tubarão como Capital Catarinense do Turismo Ferroviário potencializará ainda mais esse setor, destacando-o nacionalmente.

Soratto acredita que a aprovação do projeto é fundamental para valorizar a história e atrair mais visitantes para a região. "Como tubaronense, tenho um orgulho imenso da história ferroviária de nossa cidade e do potencial que ela tem para impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico local. O projeto de lei que apresentei para transformar Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário é uma oportunidade única para valorizarmos nossa história e atrairmos mais visitantes e investimentos para a região. Conto com o apoio de meus colegas deputados para tornar esse projeto uma realidade”, afirma o Deputado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto de vai tramitar nas comissões da Alesc e depois será votado em plenário. Para virar lei, a proposta precisa da aprovação dos Deputados Estaduais e da sanção do Governador. Apenas no ano passado, mais de cinco mil pessoas visitaram o Museu Ferroviário. Já nos passeios de Maria Fumaça, foram mais de 12 mil pessoas, de todas as partes do Brasil.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4JTu

 


Fonte: Divulgação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.