Sexta-feira, 18 de junho de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/11/2020 08h38

Prefeitura de Tubarão lança campanha de combate a sífilis

Sexo com proteção

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a ocorrência de mais de um milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia no planeta. O sexo sem proteção causa um aumento no número de pessoas infectadas com agentes de IST.O problema é comum também no Brasil, principalmente com os jovens. Dados do Ministério da Saúde mostram que a população entre 25 e 39 anos é a mais suscetível a contrair as enfermidade transmitidas pelo sexo.



Em paralelo com os cuidados da Covid-19, é preciso estar alerta às outras patologias. É por isso que a Prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Saúde, lança a campanha de combate a sifílis. Causada pela bactéria Treponema Pallidum, a doença é adquirida pelo contato na relação sexual com uma pessoa que esteja infectada; ou transmitida de mãe para filho (a) durante a gestação; ou, como última ou no momento do parto, ou por transfusão de sangue contaminado. Os sintomas tendem a surgir da 1ª a 12ª semana após o contágio com o vírus.

 


No entanto, podem ter pessoas infectadas que não apresentem sintomas algum, e quando não tratada, permanece contaminando outras pessoas, sem ter o conhecimento da doença. É aí que mora o perigo. A sífilis pode ficar incubada no organismo por até 40 anos. Sem tratamento, todo o sistema nervoso central tem chances de ficar comprometido, podendo até ter complicações graves como cegueira, paralisia, doença cardíaca, lesão de pele e nos ossos, transtornos mentais e até a morte.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber se possuo?



O primeiro passo é fazer o teste rápido. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste rápido para diagnosticar a sífilis, hepatite ou HIV. Ele está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na Vigilância Epidemiológica, no horário regular de funcionamento. Só comparecer e pedir para marcar um teste rápido. Caso o resultado for positivo, é importante lembrar que você e seu parceiro devem fazer o tratamento juntos.


Sífilis Congênita



É a sífilis transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez. Todo esse processo, pode causar uma má formação do feto, aborto espontâneos e morte. A criança pode nascer com feridas no corpo ou aparentemente ser saudável e desenvolver complicações mais pra frente. Por isso, para as gestantes portadoras do vírus, assim como para todas as gestantes, é de extrema importância o acompanhamento do pré-natal. É necessário ter o controle da sífilis congênita para tentar diminuir os impactos na criança.

 

Fonte: Prefeitura de Tubarão
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia