Proprietário também montou um museu com 150 peças da série icônica
Quem nunca sonhou em visitar a vila onde mora o Chaves, a Chiquinha, Quico e grande parte da turma do clássico seriado mexicano? Como se não bastassem os incontáveis encantos naturais da praia da Gamboa, o paradisíaco balneário garopabense ganhou novos atrativos para turistas e moradores. Isso porque o servidor público Thiago Nascimento Oliveira, de 37 anos, proprietário da pousada Recanto La Ballena, charmosa hospedaria que já contava com diversos elementos da cultura e folclore mexicanos e do surfe, deixou seu empreendimento ainda mais lúdico e atrativo para crianças de todas as idades.
A riqueza de detalhes da réplica do seriado mexicano exibido há mais de 35 anos na TV brasileira e cultuado por gerações em todo o mundo impressiona e emociona visitantes. Com direito ao velho barril onde vivia o personagem principal, a Vila ainda reproduz fidedignamente as gaiolas com pássaros, brinquedos, escada, piso e traz caricaturas do desenho animado dos personagens nas portas do “condomínio” onde também viviam seu Madruga, dona Florinda e a Bru... quer dizer, dona Clotilde, do 71.
“Sempre gostei do Chaves e criei a Vila em homenagem ao Roberto Bolaños, criador dos seriados e que nos deixou há alguns anos. A pousada já tinha a temática mexicana, inclusive com bonecos miniaturas do Chaves e do Quico na decoração. Um dia, olhei para eles e pensei: vou tentar fazer a Vila no pátio. Tirei medidas e não precisei mexer em muita coisa na estrutura. O desafio foi fazer em um espaço já existente, A maior dificuldade foi confeccionar o botijão, pois deste só existe no México. Então, tudo foi feito ou adaptado de forma artesanal”, conta Thiago, cuja mãe e os tios também têm casas na região da Gamboa.
No acesso aos seis apartamentos, quatro para casais e dois para mais de três hóspedes da charmosa pousada, o visitante ainda encontra um mural com fotos raras e curiosidades dos personagens do seriado, fruto da intensa pesquisa feita por Thiago não só para as informações, mas para a construção da sua Vila.
Museu dos Brinquedos
Mas quem visita a La Ballena, cujo nome é referência às baleias-francas que costumam roubar a cena na Gamboa, também viaja no tempo ao contemplar o Mini Museu do Brinquedo, nostálgico espaço situado entre a Vila e a entrada para os quartos. Sempre em constante formação, a exposição inspirada no Museu do Brinquedo de Pomerode, no norte do Estado, já conta com um acervo de cerca de 150 peças, que vão desde a década de 1960 até os dias atuais.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer1iObXse