Quarta, 24 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
10/04/2024 19h25

Porto de Imbituba alcança recorde histórico com mais de 830 mil toneladas movimentadas

As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo Porto, movimentando mais de 541,9 mil toneladas

O Porto de Imbituba terminou o mês de março comemorando um novo recorde histórico com a operação de 834.151 mil toneladas de cargas, um crescimento de 18% se comparado ao mesmo mês de 2023 (710.346 mil toneladas) e de 9% em relação ao mês de abril do último ano (767.772 mil toneladas), quando foi registrado o recorde anterior em movimentação de cargas. Em março, houve 26 atracações, resultando em uma média de 32 mil toneladas por navio ancorado.

As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo Porto, movimentando mais de 541,9 mil toneladas, aumento de mais de 11% em relação a fevereiro (488,2 mil toneladas). Dentre todos os embarques e desembarques, os maiores volumes operados foram de trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal.

“Santa Catarina é um estado que não para de produzir e produz muito pra todo o mundo. Precisamos de uma infraestrutura que acompanhe essa produção. E por isso investimos tanto no setor logístico. Quando assumi o governo, criei a pasta de Porto, Aeroporto e Ferrovias por entender que o estado tem esta necessidade e que nós podemos elevar ainda mais a nossa competitividade”, ressalta o governador Jorginho Mello.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, os números seguem confirmando o crescimento no desempenho do Porto. “O cenário positivo aliado ao bom trabalho de gestão do porto tem proporcionado estes bons resultados, que só contribuem para a economia catarinense”, afirma Martins.

“O Porto de Imbituba vem se consolidando como uma alternativa logística competitiva e eficiente, possuímos condições naturais favoráveis e uma proximidade à BR-101 que nos diferencia de outros portos”, destaca o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.

O diretor de Infraestrutura e Operações do Porto, José João Tavares, explica que o aumento dessa movimentação foi fortemente influenciado pelos incrementos nos volumes de trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal.

“Este é um resultado que marca um momento de evolução para o Porto de Imbituba. Os números expressam todo um trabalho coletivo que vem contribuindo para o desempenho do Porto de Imbituba e da cidade de Imbituba”, garante Cássia Reis, gerente do Departamento de Operações Portuárias da SCPAR Porto de Imbituba.

Em 2024, a liderança das exportações (60% do total), na movimentação total de cargas, vem acompanhada da significativa alta de 42,4% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado no mesmo mês do último ano. No sentido inverso, as importações garantiram a fatia de 30,4% das operações. Já a cabotagem (navegação em águas brasileiras), representou aproximadamente 11% da movimentação do Porto no mês de março, apresentando um acréscimo de 21,7% na tonelagem de cargas em relação ao mesmo mês de março do ano passado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Principais cargas

As principais cargas transportadas, no mês de março, foram do segmento de granéis sólidos (80% do total) e no ranking geral de movimentação, aparecem no topo: trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal. Concluem a relação ainda: cevada, toras de madeira e hulha betuminosa, dentre outros gêneros de produtos.

Segue em destaque, o prosseguimento do embarque de 385 toneladas de componentes do projeto de geração de energia eólica, em desenvolvimento no estado do Ceará.

Segundo dados do Governo Federal, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram aproximadamente 470 milhões de dólares entre janeiro e março de 2024.

Assim, em 2024, a Autoridade Portuária prevê um aumento de mais de 8,5 milhões de toneladas em movimentação de cargas. Junto a isso e como parte do Planejamento Estratégico da SCPar Porto de Imbituba, 2024 prevê investimentos de aproximadamente 100 milhões em obras e tecnologias, com destaque para o aumento da sinergia e da busca pela efetividade da relação porto-cidade.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Governo do Estado de SC. Foto: Foto: Divulgação / SCPAR Porto de Imbituba
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.