Apresentações gratuitas reúnem trilhas da Disney, música clássica e rock em celebração à cultura e à comunidade
A Orquestra Santa Teresinha, do bairro Passagem, em Tubarão, tem dois compromissos especiais marcados para esta semana na cidade. Na quinta-feira (16), o grupo apresenta o espetáculo "Clássicos da Disney em Concerto" na Arena Multiuso, com sessões gratuitas às 9h e às 14h. Já na sexta-feira (17), a orquestra será uma das atrações da cerimônia de entrega da Comenda Willy Alfredo Zumblick, uma das maiores honrarias concedidas pelo município.
Os músicos estão em ritmo intenso de ensaios para as duas apresentações, que de acordo com a Diretora-feral da Orquestra, Mirim Rebello, fazem parte do circuito Concertos 2025, uma série de eventos realizados com apoio da Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Cultura.
“Essas apresentações só estão acontecendo porque temos o apoio do prefeito Estêner Soratto, do vice-prefeito Denis Matiola e, em especial, do presidente da Fundação de Cultura, Alisson Oliveira. Desde o aniversário do município, em maio, o projeto já passou por vários bairros e eventos, sempre com o objetivo de democratizar o acesso à música e à cultura”, destaca Miriam.
De acordo com o maestro Julierme Blasius, o espetáculo da Disney será voltado ao público de todas as idades, misturando trilhas sonoras consagradas com repertório erudito acessível.
“Esse tema da Disney atrai muito o público pelas músicas conhecidas, mas também vamos incluir peças dos ‘Divertimentos’ de Mozart, que são clássicos populares. A ideia é envolver tanto as crianças quanto os pais, oferecendo uma experiência completa com música erudita”, explica.
Na sexta-feira, a orquestra assume uma proposta mais ousada para a cerimônia da Comenda Municipal do Mérito Willy Alfredo Zumblick: um repertório com o que o maestro define como “ópera rock”.
“A gente faz uma mistura de música clássica, de óperas com rocks. Rocks que são cultuados também como clássicos, que atravessam gerações e ainda perpetuam, como Queen, Led Zeppelin, Pink Floyd e assim vai. Só que a diferença é porque ela é executada em formato de orquestra. Nós temos algumas peças clássicas que a guitarra irá fazer o solo e peças de rock que o violino é que será o protagonista.”, acrescenta o maestro Julierme.
Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público. A cerimônia da comenda será realizada também na Arena Multiuso, na sexta-feira a partir das 20h.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.