O sistema oferecerá um conjunto de dados e soluções que será fornecido gratuitamente ao público
Na tarde da última quinta-feira (29), nas dependências do Centro de Inovação de Tubarão, a Fundação InoversaSul e o Sigma Park, apresentaram o Observatório do Empreendedorismo Inovador da AMUREL – ObservarEI.
Com a presença do prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, vereadores Maurício da Silva e Marcone Oliveira, juiz Dr. Paulo da Silva Filho, presidente da Fundação InoversaSul Valter Alves Schmitz Neto, líderes de entidades, empresários e convidados, a sala do ObservarEI foi oficialmente inaugurada e os presentes puderam conhecer o sistema de dados, que o projeto oferece.
Trata-se de uma ampla plataforma de informações e dados, que ficará disponível no Sigma Tech Park, operado por profissionais capacitados pela InoversaSul. O sistema, instalado em um espaço que está sendo chamado de “sala cérebro”, oferecerá um conjunto de dados e soluções que será fornecido gratuitamente ao público, especialmente aos empreendedores interessados em investir na região da AMUREL, objetivando facilitar a tomada de decisão e reduzir riscos e incertezas.
Com a implantação do ObservarEI um novo espaço de apoio aos empreendedores e futuros empreendedores da região estará disponível, com ferramentas para o planejamento e metodologias para a administração e estruturação de ambientes de inovação. O observatório vai mapear e interpretar os dados econômicos e de inovação da região da AMUREL, tornando as informações acessíveis a todos, desde gestores públicos, empreendedores, futuros empreendedores, até estudantes.
Na apresentação da plataforma, Jonas Schneider, um dos técnicos responsáveis pelo projeto, deu detalhes de seu funcionamento e demonstrou sua aplicação. “Indicadores e números importantes em diversos setores, antes dispersos, passarão a ser organizados de forma clara e visível e oferecidos aos interessados, sejam empreendedores, líderes empresariais ou membros do poder público”, assinalou Schneider.
O presidente da InoversaSul, professor Valter Alves Schmitz Neto, agradeceu as autoridades que foram conhecer o observatório e também aqueles que contribuíram com sua construção, inclusive os parlamentares que destacaram emendas que totalizaram recursos na ordem de R$ 1.900.000,00. Foram eles os senadores Jorginho Mello e Espiridião Amin e as deputadas federais Geovânia de Sá e Carmen Zanotto.
Em sua concepção e funcionamento, o ObservarEI conta com o apoio da AMUREL, Sigma Tech Park, FIESC, Unisul Ânima, Prefeitura de Tubarão, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e Ministério da Agricultura e Pecuária.
Para o presidente da Fundação InoversaSul, professor Valter Alves Schmitz Neto, o ObservarEI cumprirá importante papel na geração de desenvolvimento, emprego e renda na região. “A informação é o que move o empreendedor a tomar decisões e o observatório vai atuar nesta frente, possibilitando uma série de dados e possibilidades de cruzamentos de informações que vão ajudar quem quiser conhecer a realidade socioeconômica da região”, enfatiza Valter.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J