Quinta, 23 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
14/05/2024 11h17

Músico leva clássicos da MPB para sala de aula em Gravatal

Harlei Lima, o Mano, disponibilizou aulas de canto e violão para estudantes do município

Foto: Divulgação

Os alunos da Escola Joaquim Cardoso Duarte, de 7 a 10 anos, tiveram um encontro com a Música Popular Brasileira (MPB). Através das aulas de violão e canto com o músico Harlei Lima, o Mano, os estudantes participaram de quatro encontros onde puderam aprender técnicas de respiração, tempo da música, ritmo e melodia, entre outras técnicas.

Ainda durante as aulas, os estudantes ensaiaram a música "Como é grande o meu amor por você" de Roberto Carlos em homenagem ao Dia das Mães. A apresentação foi gravada e enviada para a mãe de cada aluno.

Mais do que isso, Mano destaca que pôde perceber o efeito positivo da música em sala de aula. "Atenção, calma, concentração, vontade de aprender. Foi o que pude observar em sala. Trouxeram suas memórias e referências musicais também. E, o mais importante, despertaram o interesse pela música que é uma arte transformadora”, relata o músico.

Mano começou na música aos 11 anos por influência do pai e pelos grandes sucessos da MPB que tocavam nos vinis, nas rádios e na televisão nos anos 80 como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Nando Reis, Toquinho, Vinicius de Morais, Chico Buarque, Tom Jobim e outros.

"Respiro arte. Faz parte de mim desde criança. Amo o que faço. O mais importante é o respeito ao artista, pois o caminho é árduo e longo, cheio de altos e baixos. E, hoje, depender da arte é para os que insistem em dizer que vale a pena", fala.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gravatalense há mais de 10 anos



 



Mano é gravatalense de coração há mais de 10 anos. Escolheu a Cidade das Águas para viver em 2011, onde formou família e seguiu com o trabalho na música. Já participou de importantes encontros, festivais, celebrações junto da Apae Gravatal e eventos municipais como Carnaval, Páscoa e Natal das Águas e, também, já realizou trabalhos voluntários como professor de canto e violão em escolas públicas.

Em 2021, Mano foi contemplado em edital de fomento à cultura via Lei Aldir Blanc em Gravatal e, em 2024, via Lei Paulo Gustavo, onde traz como proposta levar a MPB ao grande público em apresentação aberta e gratuita na tradicional Concha Acústica na Praça dos Direitos Humanos. Este ano, sua apresentação de grandes clássicos, está prevista para acontecer em julho no Festival da Cultura e da Paz.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Prefeitura de Gravatal
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.