Atividades incluem ação educativa com abelhas, exposição de arte e construção coletiva de peças artesanais
Entre os dias 23 e 30 de setembro, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, promove uma programação especial em celebração à 19ª edição da Primavera dos Museus. As ações incluem uma atividade educativa sobre abelhas nativas sem ferrão, a construção coletiva de cortinas e toalhas de fuxico para a Casa do Colono, além da exposição de arte “Rio Acima”.
A iniciativa integra o circuito nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que em 2025 propõe o tema “Museus e Mudanças Climáticas”. A proposta busca reforçar o papel dos museus na conscientização e mobilização frente aos desafios ambientais contemporâneos.
De 23 a 26 de setembro, visitantes poderão participar da atividade “O Mundo das Abelhas sem Ferrão”, conduzida pelo meliponicultor e professor Guilherme Doneda, do Unibave. Já a confecção coletiva das peças de fuxico ocorre até o dia 28, em uma ação que resgata saberes e afetos da cultura local.
A exposição “Rio Acima”, do artista visual Leandro Jung, segue aberta para visitação até 30 de setembro. A mostra propõe uma travessia poética e crítica pelos impactos da mineração e da contaminação, mas também celebra a resistência e o reencantamento da paisagem.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.