Passarela de madeira deve ser reformada e uma nova estrutura em concreto deverá ser feita
A situação da passarela de madeira que liga o bairro São Roque à comunidade do Riacho tem gerado preocupações entre moradores e autoridades. Há dois anos, a estrutura vem apresentando sinais de desgaste e, recentemente, o problema se agravou, gerando ainda mais insegurança para quem trafega pelo local. De acordo com Geraldo Bergler, empresário e morador da comunidade, a demora para uma solução já se arrasta por mais de dois anos. "Estamos cobrando incansavelmente uma solução, ou pelo menos um trabalho paliativo. Na semana passada, uma pessoa caiu de moto no local, por sorte não se feriu. Os caminhões que aqui trafegam não querem passar pela ponte, prezando por sua segurança. E agora temos também o início do ano letivo", desabafou Geraldo, preocupado com a situação.
O vereador José Fernandes Monteio, o "Dé" do São Roque, que representa a comunidade na câmara municipal, afirmou que já cobrou da prefeitura a recuperação da passarela. “O prefeito me disse que até o fim da próxima semana a ponte será reformada, com reforço nas vigas devido ao tráfego pesado, além de alargamento e recuperação das muretas para aumentar a segurança. E, além disso, estamos em busca de recursos para a construção de uma nova ponte”, afirmou o vereador, destacando a urgência do problema.
A questão foi abordada em uma reunião entre representantes da prefeitura de Gravatal e da Defesa Civil, que discutiram a reforma da passarela de madeira e a possibilidade de construção de uma ponte de concreto. O prefeito Clei Rodrigues informou que a reforma da estrutura de madeira começará em breve. "Já realizamos a compra da madeira e, nos próximos dias, os trabalhos devem iniciar", afirmou o prefeito, que também destacou o projeto para a construção de uma ponte de concreto, que representaria uma solução definitiva para o problema.
Segundo o prefeito, a prefeitura abriu uma licitação para realizar a sondagem do projeto das cabeceiras da ponte de concreto, mas a empresa vencedora da licitação não se manifestou, apesar das notificações. “Nosso próximo passo será multar a empresa e abrir uma nova licitação para dar continuidade ao trabalho”, disse Clei. Com o projeto das cabeceiras pronto, a Defesa Civil buscará viabilizar o envio de um kit de transposição para a instalação da nova ponte.
Durante a reunião, o prefeito e as autoridades municipais contaram com a presença do coordenador regional da Defesa Civil, o sargento do Corpo de Bombeiros Eron Flores, e representantes estaduais da Defesa Civil, que participaram por videoconferência.
Pedido ao Governo Federal e Estadual
O prefeito Clei Rodrigues também explicou o processo de busca por recursos para a construção da nova ponte. "Logo após a queda da passarela, fizemos o pedido à Defesa Civil estadual, mas devido à alta demanda gerada pelas enchentes de 2022 e 2023, a orientação foi fazer o pedido diretamente ao Governo Federal. Seguimos todos os trâmites legais, mas não conseguimos captar o recurso. Recuamos e voltamos ao governo do Estado em busca do kit de transposição. Agora, com o andamento mais acelerado, estamos mais próximos de uma solução definitiva", esclareceu o prefeito.
A população segue atenta à evolução do processo e aguarda que as promessas de reforma e construção da nova ponte se concretizem, garantindo mais segurança e qualidade de vida para os moradores da região.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J