Jurandir Figueiredo lança obra em janeiro sobre as histórias e tradições da comunidade
O distrito de Ribeirão Pequeno, localizado no município de Laguna, será tema de um novo livro em janeiro. Intitulada Ribeirão Pequeno: entre memórias e sonhos, a obra reúne lembranças e histórias da comunidade e é fruto de um trabalho iniciado em 2006 pelo autor Jurandir Figueiredo, de 62 anos. Funcionário público aposentado da Casan, Figueiredo atualmente reside no bairro Portinho, mas mantém viva sua conexão com as origens "ribeironenses".
O livro aborda desde memórias familiares até tradições comunitárias, como a Festa de São Brás, o futebol e a chegada da televisão. Também celebra personagens locais, como o padre Carlos Wecki, destacando o orgulho de pertencer à comunidade. Para o autor, a obra é um "tributo à família, à cultura e à força de uma comunidade conectada por suas histórias". Os exemplares estarão disponíveis para aquisição apenas no evento de lançamento.
Com um olhar sensível às raízes e à preservação da memória coletiva, o livro é resultado de quase duas décadas de dedicação, incluindo a criação de um site em 2006, onde muitas dessas histórias foram inicialmente resgatadas. A publicação promete ser um marco para a celebração e o registro da história de Ribeirão Pequeno.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J