Alistamento vai até 30 de junho
Pelo menos 274 mulheres já se inscreveram para o alistamento militar feminino voluntário em Santa Catarina, segundo informou o Comando da 5ª Região Militar na tarde desta quinta-feira (9). Este é um marco histórico, sendo a primeira vez que mulheres podem se alistar nas Forças Armadas.
As inscrições, que começaram em 1º de janeiro e seguem até 30 de junho, contemplam vagas para a Marinha em Florianópolis. O Ministério da Defesa ainda vai determinar o número de vagas disponíveis no estado e os locais de atuação das candidatas.
Em todo o Brasil, estão sendo disponibilizadas 1.465 vagas distribuídas entre Exército, Aeronáutica e Marinha. Até 3 de janeiro, mais de 7 mil mulheres já haviam se inscrito em Brasília e em outros 28 municípios de 13 estados.
Distribuição das vagas nacionais:
Atualmente, as Forças Armadas contam com 37 mil mulheres, representando cerca de 10% de todo o efetivo. O objetivo do Ministério da Defesa é ampliar esse índice para 20% no futuro, aumentando progressivamente o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino.
Incorporadas em 2026
As mulheres selecionadas serão incorporadas no primeiro ou no segundo semestre de 2026, ocupando a graduação de soldado (Exército e Aeronáutica) ou marinheiro-recruta (Marinha). Elas terão os mesmos direitos e deveres dos homens durante o serviço militar, que terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme o Decreto nº 12.154.
Requisitos para o alistamento
O alistamento deve ser realizado pela internet. As candidatas precisam atender a dois critérios principais:
Entre os documentos necessários estão:
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J