Decisão liminar do MPSC impede que público seja obrigado a comprar copos personalizados, garantindo transparência e respeito ao consumidor
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conseguiu, por meio de liminar da Justiça, que duas empresas produtoras de eventos em Tubarão não obriguem o público a comprar copos personalizados para consumir bebidas.
As produtoras devem fornecer copos gratuitos, descartáveis, biodegradáveis ou retornáveis, e informar claramente que a compra do copo personalizado é opcional. O PROCON de Tubarão fará a fiscalização, e descumprimento prevê multa de R$ 50 mil.
A decisão ocorre após denúncias de venda casada em eventos anteriores, violando o direito à informação e obrigando consumidores a pagar por copos para consumir bebidas.
O MPSC também solicita que as empresas divulguem publicamente sua política de copos em redes sociais e sites, e pede indenização de R$ 100 mil pelos danos causados em eventos passados, valor destinado ao Fundo Estadual de Reconstrução de Bens Lesados.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.