Segunda, 04 de novembro de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/01/2024 12h09

Jornalista escreve livro sobre imprensa de Laguna, que completa 160 anos em 2024

Segundo Abreu, a obra está em finalização e apresentará dados dos mais de cem jornais e revistas que circulam ou foram editados na cidade

A imprensa de Laguna terá sua história em livro, com previsão de lançamento para o mês de novembro deste ano. Em comemoração ao aniversário de 160 anos da edição do primeiro jornal do município, o jornalista Luís Claudio Abreu, 23, prepara obra que alcançará todos os ramos de comunicação do município.

“A ideia surgiu a partir da premissa que até o momento a cidade ainda não dispõe de uma obra totalmente dedicada à sua imprensa, que começou no impresso e avançou para a comunicação falada e virtual”, revela o autor, que está no quarto ano de pesquisas.

Segundo Abreu, a obra está em finalização e apresentará dados dos mais de cem jornais e revistas que circulam ou foram editados na cidade, das emissoras de rádio, portais de notícia e da presença da televisão.

“Na imprensa, Laguna tem algumas marcas de pioneirismo: o primeiro jornal diário com circulação e cobertura nas cidades vizinhas em 1914, a primeira rádio da região, que começou a ser formada nos anos 40, o jornal mais longevo do Sul foi daqui”, lista o jornalista.

O jornalista ainda frisa que além de ter sido um terreno fértil para a imprensa, Laguna segue como desenvolvedora de talentos para o jornalismo e de episódios curiosos. “Posso antecipar que as capas dos jornais – algumas históricas – estarão publicadas, bem como alguns fatos pouco conhecidos, como a vez em que um jornalista quase teve a casa bombardeada a mando do governador. Pelo menos é que o jornal dele contou”, comenta.

O livro se encontra também na fase de captação de recursos para viabilizar o lançamento e de contribuições como fotos, relatos, documentos e exemplares de publicações que circularam pela cidade. “Tudo ajuda a contar a história e toda contribuição é bem-vinda, ainda há jornais que não consegui localizar exemplares, apenas vagas referências de que existiram”, pontua o lagunense, que além dos arquivos locais, fez pesquisas em Florianópolis, Tubarão, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato

O contato com Luís Claudio Abreu pode ser feito pelo telefone (48) 9 9827-3496 ou pelo e-mail pesquisalaguna.jor@gmail.com.

Sobre o autor

Luís Claudio Abreu é lagunense, tem 23 anos e é acadêmico de Jornalismo e História. Jornalista com atuação na Rádio Difusora e Portal Agora Laguna, é um curioso pela história de sua cidade natal e manteve durante dez anos o espaço virtual As mil e uma histórias de Laguna. Já contribuiu com escritos para veículos de imprensa de Laguna, Tubarão e da Itália e é embaixador lagunense, título concedido em 2022, na ocasião do 342º aniversário do município.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.