Estação entra em pré-operação, amplia capacidade hídrica e antecipa início das operações para dezembro
Divulgação
A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Braço do Norte entrou em fase de pré-operação nesta semana. A CASAN está realizando testes técnicos para verificar o desempenho dos equipamentos antes da interligação definitiva ao Sistema de Abastecimento. A etapa foi acompanhada pelo diretor de Operação e Expansão da Companhia, Pedro Joel Horstmann, além de engenheiros e técnicos responsáveis pela obra.
Com investimento de R$ 14 milhões, a nova estrutura terá capacidade para tratar até 75 litros de água por segundo. Somada à atual ETA, o volume disponível para a cidade chegará a 125 litros por segundo. A previsão é de que a unidade esteja operando de forma plena já em dezembro, antecipando em mais de um ano o prazo inicial estimado para 2026. Os investimentos incluem ainda uma nova adutora de água bruta, de 400 mm, projetada para acompanhar o crescimento de Braço do Norte pelos próximos 20 anos.

Segundo a chefe da Agência da CASAN em Braço do Norte, Andreia Vieira, a ampliação representa um grande avanço para o município. “Essa obra vai melhorar a segurança hídrica de Braço do Norte, especialmente nos períodos de maior consumo, como o verão, garantindo mais regularidade e qualidade no abastecimento”, destacou.
Após a conclusão dos testes e a liberação dos órgãos ambientais, a água tratada começará a ser incorporada à rede. Inicialmente, serão adicionados cerca de 25 litros por segundo, com aumento gradual até chegar a 80 litros por segundo. O engenheiro André Campos explica que a nova ETA também contará com operação automatizada. “Com os painéis de controle, é possível ajustar equipamentos e monitorar com mais precisão cada etapa do tratamento e da qualidade da água fornecida”, afirmou.
De acordo com o diretor Pedro Joel Horstmann, a nova estrutura ainda traz ganhos de eficiência e sustentabilidade. “Além de garantir mais segurança ao abastecimento, a estação terá sistema próprio de tratamento de efluentes e vai reaproveitar toda a água utilizada nas lavagens dos filtros”, reforçou.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.