Temperaturas ficaram até 1,5°C abaixo da média, com episódios de neve, geada e mínimas negativas em várias regiões do estado
Santa Catarina enfrenta o inverno mais frio dos últimos 25 anos. Um levantamento realizado pelo professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mário Quadro, revelou que, desde 2020, as temperaturas do inverno meteorológico estão, em média, entre 1°C e 1,5°C abaixo do esperado em todo o estado.
Até esta quarta-feira (27), já foram registrados três episódios de neve, geada e amanhecer com mínimas negativas. Em julho, Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, marcou a menor temperatura do país: -10,4°C.
De acordo com Quadro, a situação não representa uma anomalia extrema, mas sim uma manifestação mais intensa do padrão de inverno. A análise leva em conta os meses de junho, julho e agosto deste ano, que se destacaram pela ausência de bloqueios atmosféricos. Esses fenômenos, comuns em anos anteriores, impedem a entrada de ar frio e favorecem ondas de calor.
“O ano recente que mais se aproximou foi 2016. Mesmo assim, o Oeste de Santa Catarina ficou um pouco mais quente que a média. O seguinte foi 2013, com a famosa neve do Cambirela, mas naquele ano junho também foi mais quente que o normal”, explicou o professor.
Em Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram, a neve é mais comum em quatro municípios: São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. A ocorrência está ligada a fatores como relevo, altitude e localização geográfica, que favorecem o encontro de massas de ar frio vindas do polo com sistemas úmidos e quentes da Amazônia.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.