Terça, 16 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
01/03/2021 21h19

Imbituba Lança ferramenta que auxilia comunidade surda a ter mais acessibilidade

O VLibras é uma ferramenta gratuita que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais

A Prefeitura de Imbituba, com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), colocou à disposição da comunidade surda, uma ferramenta importante de acessibilidade no site do município. A partir de agora, é possível acessar as principais informações da cidade com o auxílio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No canto superior à direita do site, o usuário poderá clicar no ícone “Acessível em Vlibras”.



O VLibras é uma ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. O ícone foi desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O primeiro passo para o usuário ter acesso ao serviço de tradução é clicar no Vlibras. Após o surgimento da animação, o internauta poderá buscar as informações do site.



Com a nova ferramenta, é possível melhorar o acesso das pessoas surdas, usuárias de Libras, à informação e à comunicação. A ideia partiu do Secretário Municipal de Administração, Paulo Márcio de Souza. No início do ano, ele sugeriu ao prefeito Rosenvaldo Júnior a inclusão do serviço no site da prefeitura. Agora, o município de Imbituba é o primeiro da Associação dos Municípios da Região Laguna (Amurel) a disponibilizar o serviço. No sul do Estado, além da Capital Nacional da Baleia Franca, o site da Prefeitura de Criciúma também conta a ferramenta de acessibilidade.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: redação / Foto: divulgação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.